Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Câmara de Vereadores

Juiz nega mandado de segurança e Comissão Processante contra Boca Aberta será votada nesta quinta

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
06 jul 2017 às 11:19
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todos os vereadores de Londrina devem votar nesta quinta-feira (5) a abertura ou não de uma Comissão Processante (CP) contra Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta. O parlamentar tentou impedir que cinco pudessem dar seus votos na sessão que ocorre à tarde, mas o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Emil Tomás Gonçalves, negou provimento ao mandado de segurança impetrado nesta quarta (5)

Boca Aberta é acusado de estelionato ao pedir doação para seus eleitores, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, para pagar uma multa eleitoral – nas gravações, ele dizia que foi multado por defender o povo de Londrina, segundo a representação feita pela enfermeira Regina Amâncio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já esperando que a CP seja instaurada, Boca Aberta tentou na Justiça levantar a suspeição de Júnior Santos Rosa (PSD), Roberto Fu (PDT), Rony Alves (PTB), Jamil Janene (PP) e Vilson Bittencourt (PSB). Todos os vereadores têm desavenças processuais e pessoais contra Boca Aberta, o que, segundo sua defesa, poderia influenciar em seus votos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Localizado em Paranavaí

Maior núcleo genético de suínos da América Latina começa a comercializar animais

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia


Em seu despacho, o magistrado ressalta que a votação da CP é um ato interno da CML e que "não cabe adoção das regras de impedimento ou suspeição inerentes aos órgãos judiciais". O juiz conclui a decisão ressaltando que "não há respaldo legislativo-normativo ou jurídico que permita o reconhecimento de impedimento/suspeição na forma suscitada pelo impetrante".

Publicidade


Rito processual


A denúncia formalizada pela enfermeira de suposto estelionato foi acatada pela Mesa Executiva da CML, mas o caso será analisado pela perspectiva de ato incompatível com o cargo, explica o presidente do Legislativo, Mario Takahashi (PV). "Os aspectos penais são analisados pela Justiça", explica. Até o momento, o pedido seguiu ritos formais e regimentais, que analisaram se a representação tinha as qualificações para ser acatada, sem análise de mérito.


Nesta quinta, os vereadores decidem se a representação tem elementos que possam indicar o comportamento incompatível ao cargo. Se o plenário decidir que não há, o processo é arquivado. Se decidir que há indícios, a CP é aberta e os três membros são eleitos e decidem, entre eles, quem será o presidente e o relator. "É esta comissão que vai levantar provas, ouvir as testemunhas e a defesa para, em até 90 dias, entregar o relatório se houve ou não ato atentatório à vereança", afirma.

O relatório também é votado em plenário e os parlalmentares podem decidir de forma diversa à sugerida pela CP. Entretanto, no pior dos quadros, Boca Aberta pode ter o mandato cassado. Neste caso, sua cadeira será ocupada por seu suplente, José Roque Neto (PR).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade