Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mobilidade urbana

Ônibus são adaptados para transportar bicicletas em Curitiba

Redação Bonde com SMCS
15 jun 2016 às 10:33
- Maurilio Cheli/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ciclistas de Curitiba agora podem embarcar com suas bicicleta em ônibus. O primeiro teste está sendo feito com um veículo na linha Centenário/Campo Comprido. A experiência conta com o biarticulado DE 710, adaptado para transportar com segurança duas bicicletas e, se aprovada, será expandida para outras linhas.

A ideia do projeto BRT Bike, desenvolvido em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal de Trânsito, é fortalecer a integração de diferentes modais de deslocamento. "É mais uma iniciativa voltada a melhorar a mobilidade e incentivar a convivência em harmonia dos usuários de diferentes modais de deslocamento", disse o prefeito Gustavo Fruet, lembrando as várias ações já desenvolvidas pela Prefeitura voltadas a incentivar o uso da bicicleta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É o caso, por exemplo, da implantação da Via Calma, ampliação e integração da malha cicloviária, ciclo rotas distribuídas pela cidade e colocação de paraciclos em todos os terminais de transporte. "Com os paraciclos, as pessoas podem se deslocar dos seus bairros até os terminais de bicicleta e, de lá, fazer o restante da sua rota de ônibus".

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


No ano passado, a Urbs implantou paraciclos com um total de 228 vagas para bicicletas – entre cinco e dez vagas em cada terminal. Nesta mesma linha de facilitar a vida do ciclista, a companhia autorizou os táxis da cidade a instalar adaptadores para transporte de bicicletas. Atualmente 60 táxis estão estruturados para fazer o transporte do passageiro e da bicicleta.

Publicidade


Outro fator de incentivo à integração da bicicleta com o transporte coletivo foi a definição de que, a partir de agora, sempre que houver reforma e ampliação de terminais, o projeto deverá contemplar a implantação de bicicletários no espaço interno. A instalação dessas estruturas só pode ser feita quando houver ampliação do espaço interno dos terminais uma vez que não podem ser instaladas em área de operação dos ônibus.


Como funciona

Publicidade


A adaptação do ônibus foi feita pela Urbs no espaço próximo à porta 5, onde as bicicletas ficarão instaladas na posição vertical, presas por cintos de segurança. O ciclista será responsável por prender sua bicicleta de forma a que não represente perigo para os demais usuários durante o deslocamento do ônibus.


O embarque será restrito, inicialmente, aos terminais do eixo leste/oeste – Campo Comprido; Campina do Siqueira; Capão da Imbuia; Vila Oficinas e Centenário; e também na estação tubo da Praça Rui Barbosa, sem restrição de horários.

Publicidade


O ônibus em que será possível embarcar com a bicicleta está identificado, na frente, por um adesivo com o pictograma da bicicleta. Na lateral, próximo a porta de embarque há adesivos indicando os horários e terminais de acesso e, internamente, instruções sobre como colocar a bicicleta corretamente no espaço que lhe é reservado.


Maurilio Cheli/SMCS
Maurilio Cheli/SMCS


O espaço para instalação de bicicleta ficou restrito à porta 5 para maior segurança de cadeirantes e pessoas com deficiência que têm espaços exclusivos e/ou prioritários a partir da porta 3. Os biarticulados têm cinco portas, distribuídas entre as três carrocerias unidas por duas articulações (sanfonas).


A linha Centenário/Campo Comprido tem 21 quilômetros de extensão e transporta, por dia, em média, em torno de 110 mil passageiros.

Levar a bicicleta para dentro do ônibus é uma experiência inédita na cidade devido à complexidade da operação do transporte integrado. É mais um esforço do município para incentivar o cidadão o ciclista a usar o transporte coletivo nos deslocamentos mais distantes ou em regiões de trânsito mais congestionado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade