Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desvios de recursos públicos

PF deflagra segunda fase de operação contra fraudes em bolsas na UFPR

Agência Estado
03 mar 2017 às 10:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 3, a segunda fase da Operação Research, investigação que mira em desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná. A primeira fase foi deflagrada em 15 de fevereiro. O alvo eram repasses irregulares de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição entre 2013 e 2016.

Em nota, a PF informou que na etapa desta sexta-feira o foco da investigação "é a prisão do núcleo de pessoas que agia com o objetivo de desviar recursos públicos, a título de bolsas, da Universidade Federal, em conluio com duas servidoras públicas da Universidade Federal do Paraná, que foram presas preventivamente na primeira fase".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cerca de 50 Policiais Federais e servidores do Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União cumprem 19 mandados judiciais, sendo seis mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e oito de condução coercitiva nas cidades de Curitiba (PR), Campo Grande(MS), Sorocaba (SP) e Erechim (RS).

Leia mais:

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina

Imagem de destaque

Paranaense cria aplicativo de troca de reciclagem por pontos de vantagens

Imagem de destaque
Santo das causas impossíveis

Festa de Santo Expedito será promovida neste sábado e domingo em Apucarana

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana


Nesta fase também estão sendo cumpridos mandados de condução coercitiva contra outros três supostos bolsistas, antes desconhecidos da investigação, dentre outros envolvidos no esquema. O nome da operação é uma referência ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas (research, em inglês) pelos contemplados.


Nota
Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a Universidade Federal do Paraná reitera seu compromisso com a transparência e com a elucidação dos fatos. "Neste sentido, a UFPR está confiante de que as responsabilidades serão apuradas, sempre resguardando as garantias e direitos individuais previstos em nossa Constituição, como o direito de defesa e a presunção de inocência. É de nosso interesse que as investigações avancem, permitindo que a verba desviada retorne o mais rápido possível ao erário público", diz o documento.

(Atualizada às 15h35)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade