Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Operação Research

Reitor diz que UFPR não descansará enquanto não recuperar valores desviados

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 fev 2017 às 17:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, disse nesta quinta-feira (16) que a instituição "não vai descansar" enquanto não recuperar para o erário público os recursos desviados do orçamento de bolsas e auxílios, estimados até o momento em R$ 7,3 milhões. Em entrevista coletiva à imprensa, o reitor reiterou o apoio da universidade às investigações conduzidas pela Polícia Federal e reafirmou que as investigações de caráter administrativo serão conduzidas com absoluto rigor.

"A universidade está absolutamente comprometida com a transparência e a elucidação dos fatos. Não seremos lenientes com qualquer irregularidade que venha a ser comprovada ao final dos processos", afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O reitor disse que a Universidade Federal do Paraná se considera "vítima de um esquema criminoso". "Isso nos entristece, nos choca e é particularmente indignante num momento em que a instituição luta para conseguir recursos", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense. aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina

Imagem de destaque

Paranaense cria aplicativo de troca de reciclagem por pontos de vantagens

Imagem de destaque
Santo das causas impossíveis

Festa de Santo Expedito será promovida neste sábado e domingo em Apucarana

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana


A UFPR foi oficialmente notificada das suspeitas pelo Tribunal de Contas da União em novembro do ano passado, e imediatamente tomou providências para esclarecer o caso. Já no dia 1° de dezembro o então reitor, Zaki Akel Sobrinho, enviou ofício à Polícia Federal solicitando abertura de investigação. Quinze dias depois, a UFPR instituiu a Comissão de Processo Administrativo-Disciplinar encarregada de apurar as suspeitas de envolvimento de servidoras no caso.

Publicidade


Controle interno


Informado do caso ao assumir o cargo de reitor, em 19 de dezembro, Ricardo Marcelo determinou providências para não apenas assegurar o rigor nas investigações, como também aperfeiçoar os mecanismos de controle interno. No dia 1° de fevereiro, ele assinou portaria criando o Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios da UFPR, que tem como objetivo aperfeiçoar o controle sobre esse tipo de pagamentos e é presidido pelo professor Egon Walter Wildauer.

Publicidade


O comitê está mapeando todos os processos de bolsas no âmbito da universidade, de modo a identificar como se dão os fluxos em todas as etapas. O mapeamento é o primeiro passo para uma readequação completa do sistema de governança de bolsas e auxílios na UFPR, que incluirá melhorias no sistema informatizado de controle.


De acordo com o reitor Ricardo Marcelo, a UFPR nunca deixou de ter mecanismos de controle sobre o pagamento de bolsas e auxílios. "O que ocorreu foi que na cadeia de controle havia brechas que foram utilizadas por algumas pessoas para ludibriar o sistema. Como o próprio juiz federal do caso aponta em seu despacho, houve aparente abuso de confiança por parte de duas servidoras sobre as quais não havia presunção de desconfiança. Uma delas é servidora da UFPR há 33 anos e outra, há 40", afirmou.

Publicidade


O reitor destacou que as duas servidoras já estavam afastadas do exercício dos cargos públicos desde o dia 6 de fevereiro – antes, portanto, da operação da Polícia Federal e do despacho judicial que determinou o afastamento.


Presunção da inocência

Publicidade


Em relação aos oito servidores da UFPR levados a depor na quarta-feira (15) por condução coercitiva, o reitor afirmou que não há qualquer indício de dolo ou comprometimento com os desvios – o que é atestado pelo próprio juiz em seu despacho. "Esses servidores têm nosso apoio e voto de confiança. Vivemos num estado democrático de direito e a presunção da inocência deve prevalecer", afirmou.


Ricardo Marcelo destacou que a vice-reitora eleita Graciela Bolzón de Muniz está em Brasília desde terça-feira (14) e, informada da operação policial, foi espontaneamente à sede da PF na capital federal para prestar informações, na quarta-feira. "A professora Graciela é uma pesquisadora reconhecida nacional e internacionalmente e como coordenadora de pesquisa foi responsável por um aumento sensível nas verbas para pesquisa destinadas à UFPR", destacou.

O reitor disse que o volume de desvios apurado – cerca de R$ 7,3 milhões ao longo de quatro anos – representa em torno de 1% do valor que a UFPR aplicou em bolsas e auxílios no mesmo período. "Não afirmo que é desprezível, mas é necessário colocar os valores na devida proporção para mostrar que, sim, precisamos aperfeiçoar os controles internos, mas a universidade é muito maior que isso e possui um valoroso corpo de servidores e pesquisadores", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade