Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tarifa mais cara do País

TC manda prefeitura suspender reajuste da passagem de ônibus em Curitiba

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
13 fev 2017 às 18:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas (TC) do Estado determinou, na tarde desta segunda-feira (13), a suspensão do reajuste da tarifa do transporte coletivo de Curitiba. A partir da notificação à Prefeitura Municipal e à Companhia de Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que gerencia o sistema, a passagem deve retornar a R$ 3,70. O ônibus subiu 14,86%, para R$ 4,25, na segunda-feira (6) da semana passada, provocando uma série de protestos contrários na cidade.

Com o acréscimo, a capital paranaense passou a ter a passagem mais cara do Brasil, superando até mesmo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O prefeito Rafael Greca (PMN) justificou o anúncio como "necessário para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte público", permitindo "a retomada de investimentos que tragam melhorias para os passageiros". Em nota, disse ainda que, além da renovação da frota, implementaria o ônibus ligeirão, para atender a linha Santa Cândida-Capão Raso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a assessoria de imprensa do TC, a medida cautelar de hoje foi expedida pelo conselheiro Ivan Bonilha, relator da auditoria realizada pelo órgão na tarifa da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A decisão deve ser homologada na sessão do Pleno do TC, na próxima quinta-feira (16), às 14 horas. Nesta data, ela poderá ser chancelada ou rejeitada pelos demais membros do colegiado.

Leia mais:

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina

Imagem de destaque

Paranaense cria aplicativo de troca de reciclagem por pontos de vantagens

Imagem de destaque
Santo das causas impossíveis

Festa de Santo Expedito será promovida neste sábado e domingo em Apucarana

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana


Um dos argumentos de Bonilha é o desrespeito à decisão do próprio TC, contida no Acórdão 2.143/15, que estabeleceu que houvesse transparência na elaboração da planilha do reajuste. A análise começou em 2013, em paralelo a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara de Vereadores. O conselheiro também afirmou que a manifestação da Prefeitura, de que o aumento tem como objetivo a aquisição de novos ônibus, não é coerente, pois essa aquisição já estaria prevista no contrato firmado entre o município e as empresas de transporte.


A notificação foi feita à Procuradoria-Geral do Município de Curitiba às 15h30 de hoje. O TC contou que aguarda que a liminar seja repassada à Urbs, para que a redução do valor ocorra "o mais breve possível". O prazo para a administração municipal se manifestar junto ao TC em relação à cautelar é de cinco dias. Em nota, a Urbs informou que foi notificada no fim da tarde desta segunda-feira e que vai analisar a situação para recorrer da decisão.

(Atualizada às 19h40)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade