Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Transporte público

TCE multa ex-presidente da Urbs por restringir competitividade em licitação

Redação Bonde com assessoria de imprensa
08 mai 2017 às 10:53
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Marcos Valente Isfer, presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) em 2012, deverá pagar duas multas, que somam R$ 1.450,96, por restrições à competitividade em processo licitatório realizado naquele ano. A decisão foi tomada pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, após acolher representação enviada pela empresa Interativa Service.

Sociedade de economia mista ligada à prefeitura, a Urbs gerencia o sistema de transporte público, além de executar outras atividades ligadas ao mobiliário urbano da capital paranaense. No edital da Concorrência 01/2012, a empresa recorrente apontou dois itens que estariam em desconformidade com a Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93): a proibição da participação de empresas estrangeiras e a falta de justificativas para a vedação da reunião de empresas em consórcio. O objetivo do certame era contratar empresa especializada em serviços de administração, manutenção e monitoramento dos terminais de ônibus de Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em defesa, a Urbs reconheceu que houve equívoco ao proibir a participação de empresas estrangeiras, visto que o item é amparado na própria Lei de Licitações. A entidade alegou, então, que qualquer empresa interessada poderia participar, mas não reabriu o prazo do edital. O relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, não acolheu as justificativas da defesa. Ele argumentou que o edital deveria deixar claras todas as condições da disputa, evitando possíveis prejuízos à competitividade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina é 14ª

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil; Paraná tem 5 municípios no top 15

Imagem de destaque
Casas estão abandonadas

Após Prefeitura desistir, Estado negocia posse de terreno da Aeronáutica em Londrina

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve

Imagem de destaque
Segurança pública

Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi


Quanto à participação de empresas em consórcio, a Urbs alegou que a opção por essa proibição é uma faculdade do licitante. Com respaldo na jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU), proferida no Acórdão 2831/2012, o relator alegou que qualquer restrição deve ser devidamente justificada no edital, de modo que demonstre que a opção escolhida é a que melhor atende o interesse público.


O conselheiro relator acompanhou o parecer de Ministério Público de Contas (MPC-PR), ao votar pela procedência da representação enviada pela empresa Interativa Service. Foram aplicadas duas multas de R$ 725,48 ao então presidente, Marcos Isfer: uma para cada item considerado irregular. As multas estão previstas no artigo 87, inciso III, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/05).

Os membros do Pleno acompanharam, por maioria absoluta, o voto do relator. A decisão foi tomada na sessão de 6 de abril. Os prazos para recurso passaram a contar em 18 de abril.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade