Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aproveite

Associação desenvolve plug in para ajudar nas compras do Black Friday

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 nov 2017 às 15:07
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (24) e antes de finalizar uma compra na loja ou na internet, alguns cuidados são fundamentais. Em casos de compras online, é preciso verificar se a loja realmente existe e quais as condições na hora da compra. No caso das lojas físicas, testar produtos de mostruário, certificar-se quanto a garantia oferecida e direito a troca são um bom começo. Com isso, a Associação de Consumidores (Proteste) separou algumas dicas para quem deseja fazer compras sem ter dores de cabeça.

Características do produto
Caso o consumidor opte por comprar presencialmente nos estabelecimentos comerciais é aconselhável que ele teste os produtos antes de levar para sua residência, para evitar qualquer problema. Lojas que abrem mais cedo e produtos tirados da vitrine na hora da compra podem esconder falhas e defeitos que devem ser mostrados antes de finalizar a compra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Juros e endividamento
Antes de se deixar levar pelas ofertas o consumidor deve ponderar que o final do ano é um período de muitos gastos. É aconselhável aproveitar a primeira parcela do décimo-terceiro salário para, primeiro, quitar as dívidas. Comprar à vista é sempre um bom negócio, pois evita o superendividamento, ao mesmo tempo que oferece possibilidade de uma melhor negociação. Cuidado com parcelas a perder de vista com a falsa ilusão de preço sem juros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evolução do estado

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
Aquecimento global

Mudanças climáticas podem reduzir renda global em 19% até 2049

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
CNPJ no vermelho

Paraná tem o maior número de empresas inadimplentes na região Sul


Falso imperdível
Algumas lojas aumentam os preços dos produtos semanas antes da Black Friday, para simular um grande desconto, a famosa "metade do dobro". Em algumas ocasiões, o produto desejado custa mais barato fora desse período de apelo às compras.

Publicidade


Venda Casada
Independentemente da data, a venda casada é contra o Código de Defesa do Consumidor. É preciso que o consumidor tome cuidado com esse tipo de negócio e se atente para não ser ludibriado por falsas promoções, uma vez que é muito comum que o valor do brinde já esteja incluído no preço do produto.


Pensando no consumidor, a Associação de Consumidores (Proteste) tem monitorado o mercado de venda on-line e verificou que os preços possuem uma variação de até 45% de loja para loja e de até 20% de um dia para o outro. A associação lançou o Mais Barato Proteste, um plugin para navegador de internet que avisa quando o produto chega no valor desejo.


Monitorando mais de 800 produtos nas principais lojas virtuais do Brasil durante o último ano para ajudar o consumidor a diferenciar as reais oportunidades da Black Friday daqueles descontos falsos praticados pelo mercado nessa época.

A ferramenta auxilia o consumidor a tomar a melhor decisão de compra, vai funcionar da seguinte forma: o consumidor informa o nome e o preço encontrado para o produto, a ferramenta compara com nosso histórico de preços e retorna um dos três resultados possíveis: vale a pena comprar, pois o preço deste produto realmente está menor que o encontrado no último ano; vale a pena comprar, apesar deste produto já ter sido mais barato no último ano, pois o preço ainda é atrativo; não vale a pena comprar, pois o produto já foi encontrado mais barato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade