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Consultora destaca novidades como o WhatsApp Business e novas restrições para contatos

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
18 fev 2018 às 18:55
- Reprodução
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O início do ano é o momento clássico e ideal para as empresas traçarem metas, se planejarem para o período e já começarem a programar suas ações. Para 2018, a organização deve ser ainda mais afinada, afinal será um ano com grandes eventos, como Copa do Mundo e Eleições, além de vários feriados prolongados, e o melhor é otimizar rotinas e aproveitar as oportunidades. E para obter resultados positivos a abordagem correta dos clientes é importante e a equipe de vendas precisa estar atualizada sobre as novidades do mercado, como o lançamento do WhatsApp Business.

"As equipes de vendas precisam estar alinhadas e focadas nos resultados. É hora de transformar a meta em realidade", afirma a consultora Fafita Lopes Perpétuo, da Foco Consultoria. Todas as empresas, acrescenta ela, querem vender, mas cada uma tem seu processo, que precisa estar atualizado e alinhado com as necessidades dos clientes e novidades do mercado. Para as companhias que usam o telefone como ferramenta de vendas, por sua vez, o ano de 2018 traz duas informações importantes. A primeira é que o WhatsApp lançou uma versão voltada para pequenas e médias empresas.

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A versão 'business' do aplicativo, explica Fafita, já está disponível e traz três alterações importantes. Uma delas é que a conta será "comercial" e o cliente saberá que é um número vinculado a uma empresa. Outro ponto é que o aplicativo permitirá mensagens automáticas, a exemplo do que acontece com o e-mail. Outra novidade bem interessante para o mundo dos negócios é que a empresa terá a possibilidade de acessar as estatísticas das interações com consumidores, como por exemplo, se as mensagens foram lidas.

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"Para pequenos negócios, o aplicativo é um forte aliado de vendas", afirma a consultora, destacando que usar esta nova versão demonstra profissionalização por parte do empreendedor.

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Ainda sobre atendimento por telefone, uma lei aprovada no estado do Rio de Janeiro tem uma tendência de se espalhar para outros estados. A lei 7.853 (sancionada em 15/01/18 e que entrará em vigor 120 dias após a sua publicação) trata de restrições nos contatos de empresas com consumidores via telefone, entre elas: telefonemas para venda de produtos ou serviços devem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; ligações fora do horário, nos fins de semana e feriados podem render multa; as empresas não podem usar números restritos em seus contatos. A lei não abrange as mensagens por WhatsApp ou SMS.


A lei se aplica a qualquer empresa que utilize o telefone como forma de contato com clientes, independente do setor de atuação, para comercialização de produtos ou serviços. "Vejo uma intervenção desta natureza como resultado da utilização inadequada do telefone por partes das empresas", conclui a consultora.

Com tantas novidades e mudanças, os profissionais da área de vendas precisam estar bem preparados. É interessante, destaca Fafita, que a empresa invista em treinamentos como uma forma de reciclar ou introduzir novos conhecimentos. "Afinal, estar atualizado é premissa para todo profissional que está comprometido com seus resultados", garante. Algumas empresas, acrescenta ela, contrataram profissionais e reforçaram suas equipes de vendas já nesse início do ano. "Isso é um bom indicador, mostra boas expectativas em relação ao mercado. E nesse caso é ainda mais interessante preparar a equipe, de forma que os profissionais sejam orientados sobre os processos da empresa e certamente sobre as metas e resultados que a companhia espera atingir", avalia a consultora.


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