Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho

Dicas para comprar com segurança durante a Black Friday

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 out 2017 às 13:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ação promocional Black Friday tem conquistado empresários e consumidores brasileiros ao longo do tempo e hoje faz parte da estratégia de marketing, mas no comércio eletrônico essa data merece alguns cuidados.

Por isso, a especialista em infraestrutura de TI da IT Line Technology, Sylvia Bellio, separou algumas dicas de compra segura na internet e de como escolher o melhor computador para o perfil de cada um, sem cair na tentação de comprar por impulso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segurança da página
A loja online deve informar, em local visível, o CNPJ, endereço físico e número de telefone. "Se um site de comércio eletrônico que opere no Brasil não estiver seguindo a lei, recomendo não prosseguir a compra. Lembre-se também de pesquisar sobre a reputação da loja", aconselha Sylvia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


De acordo com ela, é preciso verificar se o endereço em que se deseja comprar é seguro. Os sites mais seguros têm o selo de ‘Internet Segura’ ou ‘Site Seguro’. "Geralmente eles têm o ícone do cadeado na barra de endereço/status. Portanto, pesquise sempre a reputação da loja e ouça a opinião de outros usuários sobre a experiência de compra".

Publicidade


Atenção ao roubo de dados
As precauções são necessárias porque hackers, muitas vezes, roubam dados ou enviam vírus por meio dessas lojas virtuais. A primeira sugestão é não fazer compra por wifi público, pois o estabelecimento pode não ter os recursos adequados de segurança. É conveniente também se certificar que sua máquina faça atualizações recomendadas pelo fabricante, pois isso diminui o risco de ataques e vírus. "Certifique-se que seu computador possui um bom antivírus, para ajudar a diminuir o risco e outra dica importante é não deixar os dados do cartão de crédito salvos nos sites de compras, pois se estes forem invadidos, seus dados ficarão vulneráveis. Muitas vezes somos direcionados e não percebemos".


Desconfie
Todo beneficio tem um custo. Desconfie de ofertas muito generosas. "Você pode comprar algo que não irá receber ou comprar um produto sem procedência. A ideia da Black Friday é realizar uma promoção, mas sem prejuízo para ninguém", avalia Sylvia.

Publicidade


Acesso aos sites mais concorridos
Para diminuir a lentidão de acesso nos sites mais concorridos, você precisa de uma boa internet. Procure provedores que ofereçam internet com mais velocidade. "Se possível tenha um firewall para evitar risco de invasões. Caso não tenha essa solução por meio do seu fornecedor de rede, busque empresas que possam ajudar nessa consultoria e implementação. Por outro lado, caso tenha essa infraestrutura, desconfie de sites muito lentos, porque pode significar que a empresa não tenha a infraestrutura que deveria ter", adverte a especialista.


Faça seu cadastro com antecedência
Se você se cadastrar com antecedência em sites que vão participar da Black Friday, poderá receber ofertas com antecedência e começar logo a acompanhar as promoções que virão. Quem faz o cadastro em empresas que geralmente costuma comprar, recebe informações durante o ano todo e assim poderá analisar se o produto está realmente com preço menor na Black Friday.

Publicidade


Compare preços com antecedência
Para fazer boas compras na web, convém visitar diferentes sites de comércio eletrônico para comparar preços e saber se o desconto é real. Se você comparar os números com antecedência, saberá exatamente a média do valor do produto desejado, evitando cair em possíveis falsas promoções.


Aproveite os combos
Nem sempre uma promoção da Black Friday está tão abaixo do preço original, mas pode vir acompanhada de vantagens que compensam, como por exemplo, até cinco anos de garantia ou antivírus e pacote de programas inclusos.

Para não ser enganado
Por fim, a executiva da It Line avisa para você sempre ficar atento a tudo que possa ser muito vantajoso. "Desconfie do barato, pense duas vezes, afinal, porque apenas você conseguiria esta mega vantagem? Pode ter algo errado nisso? O produto tem procedência? O produto e empresa são confiáveis? A compra tem nota fiscal? Precisamos mudar nosso modo de ver as coisas e daqueles que querem tirar proveito em tudo e de todos. Mudando hoje essa mentalidade, novas gerações poderão colher um futuro e um Brasil melhor. Claro que nossa legislação tributária precisa ser mudada, mas tudo a seu tempo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade