A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) desde que passou a emitir carteira de trabalho, em 30 de outubro, já beneficiou cerca de 500 pessoas. Além disso, outras 120 já foram emitidas e estão disponíveis para retirada na sede da secretaria. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, na Rua Pernambuco, 162.
O primeiro passo para emissão é fazer o agendamento na página da SMTER no site da Prefeitura. Depois, é necessário comparecer na sede da Secretaria, com os documentos obrigatórios em mãos. Depois do atendimento, a carteira fica disponível para retirada após 10 dias corridos.
É necessário levar o CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência com o CEP (fatura de água, energia elétrica ou telefone) e certidão do cartório conforme o estado civil. Todos os documentos devem ser originais, em bom estado de conservação e legíveis.
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Segundo o secretário municipal da pasta, Elzo Carreri, atualmente há 1,2 mil pessoas agendadas para fazerem a emissão. De acordo com ele, a partir de março, o Município deve ampliar a quantidade de pessoas atendidas para emissão da carteira. "Pretendemos dobrar nossa capacidade de atendimento, que atualmente é de 500 pessoa por mês, para pelo menos mil", estimou.
Carreri explicou que isso será possível por meio da reorganização do setor e treinamento dos funcionários. Além da emissão da carteira de trabalho, a SMTER faz a intermediação da mão de obra e a habilitação do seguro-desemprego, oferecendo todos os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine).