Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Exceção

Paraná tem cinco municípios só com mulheres candidatas a prefeita

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
01 out 2016 às 10:02
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de serem a maioria do eleitorado brasileiro (52%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral), as mulheres respondem por apenas 31% do total (475.937) de candidatos aptos a disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador neste domingo (2). Há no Paraná, porém, cinco cidades onde a realidade é outra. Nelas, nenhum homem se cadastrou para disputar o Executivo municipal.

Em Farol (Centro Ocidental), estão no páreo a atual prefeita, Angela Kraus (PSDB), com uma coligação formada por seis partidos, e a assistente social Dirnei de Fátima Gandolfi Cardoso (PMDB), a Dina. Já em Flórida (Norte), dividirão os votos dos eleitores neste domingo a protética Márcia Dall Ago (PDT) e a candidata à reeleição Meire (PP). Jardim Olinda (Noroeste) também tem duas postulantes ao cargo: a professora Lucimar (PP) e a enfermeira Rosimar (DEM).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O número se repete em Rancho Alegre (Região Metropolitana de Londrina), com Dona Darlene (PMDB) e a servidora pública Sônia Coimbra (PSC). Situação um pouco diferente vive Altamira do Paraná (Centro Ocidental), onde a prefeita Elza (PSB) é candidata única, precisando de somente um voto válido para ter mais quatro anos de mandato. Em nenhum desses locais haverá segundo turno, o que só ocorre com mais de 200 mil eleitores cadastrados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina


No total, são 56 municípios de 17 estados com somente mulheres concorrendo às prefeituras. Conforme o TSE, a maior participação feminina se dá no Rio Grande do Norte, com oito cidades, seguida de São Paulo, com sete. As outras unidades da federação na lista são: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.


O Paraná possui 1.096 candidatos a prefeito, sendo 107 do sexo feminino, o que corresponde a 9,76%. Para as câmaras municipais, a desigualdade de gênero se repete: 19.448 homens dividem espaço com 9.661 mulheres. Na tentativa de frear tais distorções, desde 1997 a legislação eleitoral obriga as legendas a destinar 30% das vagas para as candidatas. Ainda assim, as parlamentares ocupam, em média, menos de 10% das cadeiras nos legislativos.

Confira a lista completa dos candidatos no Paraná em http://www.folhadelondrina.com.br/folha-eleicoes/lista-de-candidatos/


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade