Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sertanópolis sem prefeito

Seis prefeitos foram reeleitos na Região Metropolitana de Londrina

Fernanda Circhia - Redação Bonde
02 out 2016 às 21:10
- Saulo Ohara
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste domingo (2), 625 mil eleitores das 25 cidades que compõem a Região Metropolitana de Londrina elegeram prefeitos e vereadores. Somente Sertanópolis que ainda está sem prefeito. Deste total, apenas seis cidades reelegeram prefeitos.

Em Londrina, Marcelo Belinati (PP) recebeu 136.360 votos, que corresponde 51,57% do total. Já o candidato Valter Orsi (PSDB), teve 93.415 votos, e não conseguiu levar a disputa para o segundo turno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com 100% dos votos apurados em Cambé, o candidato Zé do Carmo (PTB) foi eleito com 54,77% dos votos válidos. O candidato, que já foi prefeito na cidade, conseguiu se reeleger com 25.617 votos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nelson Villa é pré-candidato

Secretário da Fazenda vai deixar Prefeitura de Londrina e focar em projeto da federação PSDB-Cidadania

Imagem de destaque
Senado aprovou em dois turnos

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência, apontam especialistas

Imagem de destaque
Está na Santa Casa

Vereadora Mara Boca Aberta passa mal e é internada nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Caso Marielle Franco

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética


Em Ibiporã, o candidato do PMDB, João Coloniezi, foi eleito com 16.273 votos. O peemedebista disputou com Sandra Moya (PSC), a atual vice-prefeita, que teve 42,09% dos votos.

Publicidade



Em Rolândia, o médico Luiz Francisconi Neto (PSDB) recebeu 22.753 votos e foi reeleito com 70,48% dos votos válidos.


O ex-vereador e apresentador Sérgio Onofre da Silva (PSC) foi eleito prefeito de Arapongas com 24.465 votos, sendo 50,91%, com o vice, o atual vereador Jair Milani , em disputa apertada com Antônio José Beffa (PHS), que tentava a reeleição.

Publicidade


O candidato José Aparecido Bisca (PSDB) tenta na Justiça a liberação para sua candidatura depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) manteve o indeferimento do registro da candidatura do peessedebista. O julgamento foi realizado na última sexta-feira (30) com decisão unânime. Ele foi condenado em duas ações de improbidade administrativa, além de não ter filiação partidária.


Em Porecatu, Fabinho (DEM) recebeu 6177 votos e foi eleito com 75,82%.

Publicidade


Assaí elegeu Acácio (PPS) com 5.160 votos (50,48%). O atual prefeito Luiz Alberto Vicente (PSDB) foi derrotado em disputa acirrada. Somou 5.020 votos (49,11%).


Em Pitangueiras, o candidato do PSDB, Toninho Kolachinski foi reeleito com 56,33% dos votos. A professora Jacira Amaral (PTN), teve 43,67% dos votos válidos.

Publicidade


Bela Vista do Paraíso também já tem um novo prefeito. Brene (PR) recebeu 6.902 votos, enquanto Jacaré (DEM) somou 3.317 votos.


Hugo Manueira (PSD) foi reeleito em Sabáudia, com 50,64% dos votos, em disputa acirrada com Almir Batista (PDT), que teve 49,36% dos votos.

Publicidade


Paulino de Souza (PMDB) tentou a reeleição em Tamarana, mas com 52,63% dos votos, Beto Siena (DEM) foi eleito o novo prefeito.


Jataizinho elegeu, com 55,31% dos votos válidos, Dirceu Urbano (PSC), que disputou com Vilsinho Quirino (PDT), que somou 44,69% dos votos.

Publicidade


Em Alvorada do Sul, João Carlos (PDT) tentou ser reeleito, mas o candidato Marcos Pinduca (PMDB) venceu a disputa com 3.507 votos, que representa 58,34% dos votos válidos.


Cirão do PSDB foi reeleito em Jaguapitã, com 55,05% dos votos. Gerson Marcato (PSD) teve 44,95%.


Florestópolis elegeu Nelson Júnior (PMDB) como prefeito, com 50,25% dos votos válidos. A disputa foi acirrada com Capassi (PSDB), que somou 49,75% dos votos válidos.


Em Centenário do Sul, o prefeito Luiz Nicacio (PSC) foi reeleito com 4.353 votos, que representa 62,15%. A disputa foi com Adriano da Saúde (PV), que somou 2.651 votos.


Guaraci elegeu José Carlos Toloi (PPS), que foi prefeito na gestão 2001-2004, como novo prefeito da cidade, com 2 mil votos, representando 52,27%. Dezoti (PMDB), que foi prefeito da cidade de 2005 até 2012 somou 1.826 votos.


Zé Antônio do PDT foi eleito prefeito de Lupionópolis com 58,36% dos votos. Tico do PMDB teve 41,64% dos votos válidos.


Prado Ferreira reelegeu Silvio (PP), com 1.707 votos, que representa 61,92%. A disputa foi com Decio (PMDB), com 34,82% e Neno (PSB), com 3,26%.


Em Rancho Alegre, a disputa à prefeitura foi entre duas mulheres. Dona Darlene do PMDB e Sonia Coimbra do PSC. Em disputa apertada, Dona Darlene foi eleita com 1.486 votos (53,05%). Sonia teve 1.315 votos (46,95%).


Sertaneja elegeu Jamison (PSD) com 62,11%. Neuton (PMDB) somou 37,89% dos votos válidos.


Com 82% dos votos, Carlinhos Tamura (PSC) foi eleito como novo prefeito de Uraí. Foram 5.504 votos. O candidato Walter Laureano (PROS) somou apenas 18% dos votos válidos.


Em Miraselva, houve uma situação inusitada. A cidade contou com apenas um candidato a prefeito. Portanto, com 100% dos votos válidos, Celso, do PSDB, foi eleito o novo prefeito da cidade.


Em Primeiro de Maio, embora o candidato Marinho (PP) tenha recebido 3.124 votos, Daniel Renzi (PSDB) foi eleito com 2.876, que representa 68,89% dos votos.


Em agosto, o Ministério Público do Paraná (MP) fez um pedido de impugnação da candidatura de Marinho. Segundo a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura foi indeferida com recurso na última quarta-feira (28).


Sertanópolis é a única cidade da Região Metropolitana de Londrina que não tem um novo prefeito. Os candidatos Tide Balzanelo (PDT) e Dr. Luis (PMDB) tiveram suas candidaturas indeferidas no final do mês de setembro.


No último dia 19, a Justiça Eleitoral impugnou a candidatura de Tide Balzanelo. Segundo a decisão, Tide, atual prefeito de Sertanópolis, é considerado analfabeto. Conforme a decisão do juiz Gabriel Kutianski Gonzalez Vireira, ele não demonstrou capacidade de "compreender o que lhe é perguntado, responder de acordo com este entendimento e de usar a leitura e escrita, não podendo, portanto, ser considerado alfabetizado".


Por isso, não atendeu as exigências legais para que a candidatura fosse deferida. No entanto, foi autorizado a continuar a campanha até que a decisão seja definida. Sobre a situação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou que o recurso será analisado.


Neste domingo (2), o candidato obteve 6.274 votos. Caso sua candidatura não estivesse indeferida, seria reeleito.


Já o candidato do PMDB, Dr. Luis, também teve sua candidatura indeferida no último dia 23. Ele também entrou com recursos do TRE-PR.


No caso dele, o juiz Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira afirmou que o candidato requereu afastamento de sua função pública de médico, exercida na prefeitura da cidade, apenas no dia 21 de junho deste ano. No entanto, a legislação exige que o afastamento será realizado quatro meses antes das eleições. Devido a um atraso de dezessete dias, sua candidatura foi indeferida. Dr. Luis (PMDB) teve 4.050 votos.

Acesse aqui e confira os vereadores eleitos nas 25 cidades que compõem a Região Metropolitana de Londrina e em todo o Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade