Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

China não participará de diálogo internacional sobre desarmamento nuclear

Agência Brasil
20 mar 2017 às 17:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo chinês anunciou que não participará da rodada de negociações sobre a proibição de armas nucleares que começará em uma semana na sede das Nações Unidas, em Nova York, ainda que salientando que Pequim "defende a total destruição" deste tipo de armamento. As informações são da agência de notícias argentina Télam.

As negociações em Nova York ocorrerão de 27 a 31 de março – com uma fase posterior em junho e julho- com o fim de discutir um acordo legalmente vinculante que conduza à proibição e total eliminação do armamento atômico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Depois de uma cuidadosa consideração a China decidiu não tomar parte nas negociações", disse à imprensa a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, que destacou que seu país defende a "manutenção dos mecanismos internacionais de desarme já existentes".

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens

Imagem de destaque
Na Austrália

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães


"Ainda que não participemos, nossa posição de apoio a uma total proibição e destruição das armas nucleares não mudou e estamos dispostos a trabalhar com todos para lograr un mundo livre delas", afirmou, segundo a agência de notícias EFE.

Publicidade


Estabilidade e segurança
Os processos de desarmamento implicam também na necessidade de "manter a estabilidade estratégica e a segurança", disse a porta-voz chinesa.


A China, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, é uma das potências com arsenal nuclear, junto aos outros quatro membros desse organismo (Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido), além de Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.

As declarações de Hua se deram um dia depois que Washington e Pequim não lograram um acordo sobre como responder à capacidade nuclear da Coreia do Norte, e que o presidente Xi Jinping e o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson prometeram ao mundo retomar a relação bilateral.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade