Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança preventiva

Cúpula do G7 na Sicília terá segurança de 7 mil agentes

Agência ANSA
20 mai 2017 às 11:54
- Reprodução/G7 2017 Itália
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A próxima cúpula do G7, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de maio, na cidade de Taormina, sul da Itália, contará com um efetivo de mais de 7 mil policiais e militares.

O plano de segurança para receber alguns dos líderes mais importantes do mundo foi apresentado nesta sexta-feira (19) pelo ministro do Interior do país, Marco Minniti, após uma reunião do Comitê Nacional para a Ordem Pública.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não há nenhum sinal de alarme particular contra o G7, mas a Itália, única grande nação da Europa Ocidental a passar incólume pelo terrorismo islâmico até aqui, está em estado de alerta máximo contra possíveis ataques ou atos de violência em manifestações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Europa

PSG goleia o Barcelona e chega à semifinal da Liga dos Campeões

Imagem de destaque
Olimpíadas

Paris, a cem dias dos Jogos, luta contra terrorismo e por promessa verde

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Serão 7 mil agentes da Polícia, da Arma dos Carabineiros, da Guarda de Finanças e das Forças Armadas, além de um eventual contingente extra de 2,9 mil militares. Mas a máquina de segurança já está em vigor há vários dias. Em 10 de maio, a Itália suspendeu o Acordo de Schengen e retomou o controle de suas fronteiras.

Publicidade


Além disso, está proibido o desembarque de imigrantes resgatados no Mediterrâneo em portos da Sicília, onde fica Taormina, embora o elevado número de deslocados externos socorridos nos últimos dois dias (4 mil) tenha forçado um navio com 740 pessoas a se dirigir para Augusta, a 100 km de distância.


A partir da próxima segunda-feira (22), serão instituídas em Taormina uma área de acesso reservado e uma zona de segurança máxima, nas quais só poderão entrar agentes e pessoas autorizadas. A primeira cobrirá praticamente todo o município, enquanto a segunda isolará o local das reuniões e onde os líderes ficarão hospedados.

A cúpula contará com as presenças dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron; da chanceler da Alemanha, Angela Merkel; e dos primeiros-ministros da Itália, Paolo Gentiloni, do Canadá, Justin Trudeau, do Reino Unido, Theresa May, e do Japão, Shinzo Abe, além dos chefes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade