Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
500 anos da Reforma de Lutero

Em viagem histórica à Suécia, Papa se reunirá com luteranos

Agência Ansa
28 out 2016 às 10:45
- Mazur/catholicnews.org.uk
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na próxima segunda-feira (31), o papa Francisco irá para a Suécia comemorar, junto à Federação Luterana Mundial (LWF), os 500 anos da Reforma de Lutero. Será em clima de uma cerimônia conjunta, sem conflitos e recriminações, a 17ª viagem internacional realizada pelo pontífice, na qual Jorge Mario Bergoglio visitará as cidades de Lund e Malmö, terá dois encontros ecumênicos e celebrará uma missa para os católicos. Nela, foram convidados grandes chefes luteranos mundiais que, segundo o secretário-geral da LWF, reverendo Martin Junge, têm intenção de comparecer ao evento.

Francisco percorrerá os 28 quilômetros que separam Lund e Malmö com um pequeno ônibus, no qual também estarão o presidente da LWF, Munib Younan, o presidente do Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Kurt Koch, e Junge. "Esta é uma novidade, um sinal ecumênico do "viajar junto", comentou Burke.

50 anos de diálogo

Cadastre-se em nossa newsletter

Esta celebração entre as duas religiões acontece após longos 50 anos de diálogo entre ambas as partes. Com os luteranos, os católicos conseguiram realizar a primeira "mesa bilateral" das conversas resultantes do Concílio Vaticano II, por exemplo. Já em 1999, católicos e luteranos assinaram a "Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação", o problema teológico mais importante que dividia as duas religiões, e, neste ano, representantes luteranos e católicos aprovaram a circulação do documento "Do Conflito à Comunhão", que é o mote da viagem do papa e de onde serão retiradas as orações que serão realizadas na Suécia.

Serão dois os encontros ecumênicos durante a viagem: o primeiro acontecerá na Catedral de Lund, onde o Francisco e Younan farão um discurso cada, e o segundo será feito no estádio de Malmö, que contará com a presença de instituições religiosas de caridade, como a Caritas e a própria LWF, principalmente na área dos refugiados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade