Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Estados Unidos propõe criação de "zonas temporárias de refugiados" na Síria

Agência Brasil
22 mar 2017 às 21:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, defendeu hoje (22) a criação de chamadas "zonas de estabilidade", áreas de ajuda temporária para refugiados que eventualmente regressarão aos territórios recuperados na Síria e no Iraque.

A proposta foi apresentada pelos Estados Unidos durante uma reunião com representantes de mais de 60 países que compõem a chamada Aliança Global contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os Estados Unidos irão aumentar a pressão sobre o Estado Islâmico e a Al Qaeda. Vamos trabalhar para estabelecer zonas intermediárias de estabilidade, com cessar-fogo, para apoiar os refugiados no processo de regresso ao país", afirmou Tillerson.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Previsão

Publicidade


O secretário não deu maiores detalhes de como o país pretende criar as zonas. Ele informou que a proposta é implementar as zonas na próxima fase de combate ao Estado Islâmico.


Entretanto, não foi anunciada uma previsão de quando o projeto seria implentado, até porque isso depende de maior avanço das tropas e a retomada completa das áreas ocupadas pelos grupos extremistas.

Publicidade


O governo norte-americano já encomendou ao Pentágano um plano de ação para "exterminar" o Estado Islâmico. O tema é prioritário para o presidente Donald Trump, disse Tillerson.


Teste

Publicidade


"Sabemos que existem muitos desafios no Oriente Médio, mas derrotar o Estado Islâmico é o principal objetivo dos Estados Unidos", acrescentou o secretário.


A reunião da coalizão global contra o Estado Islâmico é realizada anualmente desde sua criação, em 2014. O encontro de hoje era considerado um "teste" sobre a capacidade conciliatória de Tillerson, em meio à países que têm divergentes opiniões sobre como atuar no conflito na Síria e Iraque.

Apesar do surpreendente anúncio sobre o plano de criar as zonas temporárias para refugiados, o documento final assinado pelos participantes não mencionou a criação das zonas, mas focou na prioridade coletiva de destruir completamente o Estados Islâmico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade