Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

EUA e Reino Unido barram itens eletrônicos em voos vindos da África e Oriente

Agência Brasil
21 mar 2017 às 20:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido anunciaram hoje (21) novas regras para o transporte de bagagem de mão em voos vindos de aeroportos de países do norte da África e do Oriente Médio. As novas normas determinam que os passageiros não poderão levar na bagagem de mão itens eletrônicos maiores do que um celular. Aparelhos maiores, como laptops, tablets, filmadoras e câmeras terão de ser despachados.

As novas medidas dos EUA afetam dez aeroportos de oito países: Egito, Jordânia, Turquia, Arábia Saudita, Kuwait, Marrocos, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os chefes do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kelly, e da Administração de Segurança de Transportes, Huban Gowadia, dizem que as medidas são necessárias para aumentar a segurança dos passageiros. As companhias aéreas afetadas têm até esta sexta-feira (24) para adotar as novas regras por prazo indeterminado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Segundo o governo americano, as decisões foram tomadas com base em investigações de órgãos de inteligência que mostram que "grupos terroristas continuam tendo como alvo a aviação comercial e estão indo agressivamente atrás de métodos inovadores em seus ataques, incluindo o contrabando de itens explosivos em diversos bens de consumo".

Publicidade


A Anistia Internacional condenou as novas restrições, que classificou como "intolerância fantasiada de política pública", e disse que elas podem colocar em risco jornalistas e ativistas de direitos humanos, que terão de entregar laptops com informações importantes para serem despachados, "o que pode potencialmente comprometer suas fontes".


Reino Unido acompanha

Já o Reino Unido foi mais a fundo nas orientações e disse que quaisquer telefones, laptos e tablets medindo mais do que 16 x 9,3 x 1,5 centímetros não serão mais permitidos a bordo de voos com destino ao país e com origem em seis países: Turquia, Líbano, Egito, Arábia Saudita, Jordânia e Tunísia.

Segundo o secretário de Estado para os Transportes britânico, Chris Grayling, o país está enfrentando uma ameaça constante de terrorismo e deve responder de acordo para "garantir a segurança do público contra aqueles que querem nos fazer mal".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade