Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reformista moderado

Hassan Rohani é reeleito presidente do Irã com 57% dos votos

Agência ANSA
20 mai 2017 às 11:45
- UN Photo/Loey Felipe
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O moderado e atual presidente do Irã, Hassan Rohani, foi reeleito neste sábado (20) com 57% dos votos, anunciou o ministro iraniano do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli. Segundo informou Fazli, Rohani obteve mais de 23 milhões de votos, enquanto seu rival, o conservador Ebrahim Raisí, conquistou mais de 15 milhões, cerca de 38,5%. Os outros dois candidatos, os ex-ministros Mostafa Mir-Salim e Mostafa Hashemitaba, obtiveram aproximadamente 478 mil e 245 mil votos, respectivamente.

Cerca de 99,7% dos votos já foram apurados, de modo que os resultados são definitivos. O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni aproveitou para parabenizar o chefe de Estado iraniano em sua conta no Twitter. "Parabéns ao presidente do Irã Hassan Rohani. Confiança na amizade entre nossos povos e relações entre nosso países", escreveu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



Para o ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, a "vitória do reformismo de Rohani é fundamental para a região", afirmou em uma publicação na rede social. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou Rohani por ocasião da sua reeleição, informou o Kremlin. O líder russo expressou em mensagem sua disposição de trabalhar ativa e conjuntamente para desenvolver a cooperação russo-iraniana no que se refere às agendas bilateral e internacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram

Aos 68 anos, Hassan Rohani é considerado um reformista moderado, cuja principal marca do governo é o pacto nuclear com as potências mundiais e a retomada de diálogo com o Ocidente. Além disso, ele é conhecido por fazer parte do clero iraniano e por servir como conselheiro ao líder supremo do país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade