Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Destinação de €$ 50 milhões

Itália decreta emergência em áreas afetadas por terremoto

Agência Ansa
25 ago 2016 às 16:53
- Divulgação/Vigili del Fuoco
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, decretou estado de emergência nas áreas atingidas pelo terremoto da última quarta-feira (24) e aprovou a destinação imediata de 50 milhões de euros para enfrentar a crise.

Os investimentos se concentrarão nos municípios de Amatrice e Accumoli, no Lazio, e Arquata del Tronto - principalmente o distrito de Pescara del Tronto -, em Marcas, os mais afetados pelo tremor. "A reconstrução daqueles vilarejos é a prioridade do governo e do país", declarou o premier.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, Renzi ressaltou que a Itália não pode ter apenas uma visão "emergencial", o que sempre acontece após desastres naturais na península. "Agora é o momento no qual, todos juntos, sem divisões políticas, devemos tentar dar um salto de qualidade com um projeto que não seja limitado a emergências", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Por conta disso, o primeiro-ministro anunciou o projeto "Casa Itália", uma iniciativa para promover a "cultura da prevenção" e aumentar a proteção da infraestrutura italiana contra abalos sísmicos. "A prioridade imediata é assegurar aos nossos conterrâneos um lugar para dormir", disse ele, acrescentando que os desalojados têm o direito de permanecer no lugar de suas "próprias raízes".

Publicidade


Já o ministro das Finanças Pier Carlo Padoan assinou um bloqueio dos impostos aos cidadãos das áreas afetadas pelo terremoto.


Cultura

Publicidade


Além dos prejuízos humanos causados pelo tremor da última quarta-feira, há também os danos ao patrimônio histórico italiano. Segundo dados do governo, 293 bens culturais e monumentos foram afetados pelo sismo, dos quais 50 estão severamente avariados ou colapsaram.


"Certamente é um número destinado a subir, dada a vastidão da área atingida", afirmou o ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini. De acordo com ele, a reconstrução das cidades deve respeitar as características de seus centros históricos, mas com proteção contra terremotos.

"Esse é um desafio que devemos enfrentar. Aqueles lugares devem voltar a ser do mesmo jeito que eram até algumas horas atrás", acrescentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade