Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Erdogan

O 'sim' lidera o referendo na Turquia, segundo boca de urna

France Presse
16 abr 2017 às 12:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Os resultados parciais do referendo sobre a reforma que reforça os poderes do presidente turco Recep Tayyip Erdogan davam neste domingo a opção 'sim' como ampla vencedora, segundo o canal NTV.
Depois da apuração de 25% das urnas, o 'sim' lidera com 63,2% a favor, frente a 36,8% para o 'não', segundo os resultados divulgados pela NTV. O referendo é considerado um ponto decisivo na história moderna do país.
Erdogan afirmou que a votação desse domingo é uma votação sobre o futuro do país.
"Se Deus quiser, nossa nação, aqui e no exterior, avançará para o futuro escolhendo a opção esperada", declarou o presidente, depois de ter votado na margem asiática de Istambul.
O chefe de Estado turco assinalou que o referendo, cujo resultado se anuncia acirrado, não era "uma votação corrente" e visa a "transformar o sistema de gobernança".
Cerca de 55,3 milhões de eleitores turcos vão às urnas. Nove meses após uma tentativa fracassada de golpe de Estado, a votação decidirá a favor ou contra uma reforma constitucional que suprime o cargo de primeiro-ministro e concentra amplos poderes nas mãos do presidente turco.
O governo considera esta reforma essencial para garantir a estabilidade do país e para enfrentar os desafios econômicos e de segurança.
Por sua vez, a oposição critica um novo passo autoritário de Erdogan, que é acusado de tentar silenciar todas as vozes dissidentes, especialmente desde a tentativa de golpe de 15 de julho.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade