Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aquecimento global

'Onda de calor' no inverno reduz cobertura de gelo no Ártico

Jamil Chade/Agência Estado
17 fev 2017 às 17:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cobertura de gelo do Ártico registra seu menor tamanho para os meses de inverno, em um sinal de que o período mais frio do ano no hemisfério Norte não tem sido suficiente para permitir que o continente recupere sua camada de gelo. Os dados foram publicados nesta sexta-feira, 17, pela Organização Meteorológica Mundial, um braço da ONU, e em um momento em que diplomatas e cientistas temem que o Acordo de Paris seja minado por uma revisão dos Estados Unidos em relação aos seus compromissos de emissões de CO2.

Em 2016, a entidade já havia alertado que o ano havia sido o mais quente da história. Mas dados sobre janeiro de 2017 e o início de fevereiro revelam que a cobertura de gelo no Polo Norte não conseguiu se recuperar, nem durante o inverno. "O Ártico está vivenciando um calor excepcional", indicou o organismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Os dados, coletados pela agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que, em média, a temperatura do mês de janeiro no planeta foi a terceira mais elevada para essa época do ano, superada apenas por janeiro de 2016 e janeiro de 2007. Em média, as temperaturas ficaram 0,88°C acima da média do século XX. "As altas temperaturas persistem na primeira parte de fevereiro", constata o organismo da ONU.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade