Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após relatório

ONU admite responsabilidade por surto de cólera no Haiti

Agência Ansa
18 ago 2016 às 15:22
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de seis anos após a epidemia de cólera que matou milhares de pessoas no Haiti, pela primeira vez as Nações Unidas (ONU) reconheceram seu envolvimento involuntário na disseminação do surto. Em nota, representantes do secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, explicaram que "no ano passado, as Nações Unidas se deram conta de que precisam fazer muito mais a respeito de seu envolvimento desde o início da epidemia e do sofrimento das pessoas afetadas pelo cólera". Ainda segundo Farhan Haq, uma resposta será elaborada nos próximos meses.

A declaração foi feita após, no começo deste mês, um relatório apontar que a doença chegou ao país com os capacetes azuis do Nepal, provavelmente no final de 2010, dificultando o já difícil panorama do país após o terremoto que devastou a ilha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Ainda segundo o documento, a recusa da ONU em reconhecer sua culpa no episódio e oferecer uma indenização "é moralmente inconcebível, legalmente indefensável e politicamente contraproducente".

Leia mais:

Imagem de destaque
Na torcida

Filipinho e Rayssa Leal podem quebrar jejum de 8 anos do Brasil no Laureus

Imagem de destaque
Confira

NBA anuncia finalistas de sete prêmios individuais

Imagem de destaque
Novo disco

Taylor Swift bate recorde no Spotify com 300 milhões de reproduções em um dia

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

O cólera causa diarreia, vômitos e desidratação, e pode ser curado, desde que seja diagnosticado a tempo. A epidemia no Haiti poderia ter sido contida com cuidados básicos como ingestão de água tratada e higienização dos alimentos, mas as condições precárias dos mais de um milhão de desabrigados deixados pelo terremoto se tornaram um empecilho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade