Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gordura na água

Sabesp esclarece email sobre "contaminação com óleo"

Simone Albieri - Bonde
29 ago 2006 às 17:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um e-mail que circula na Internet afirma que "um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água". A Sabesp informa, porém, que esse e-mail não é de autoria da Empresa. Tal afirmação pode até estar correta, se for considerado que esse óleo seja jogado diretamente na água. No entanto, a Sabesp esclarece que se o óleo doméstico for jogado nos ralos e vasos sanitários, ele não vai, de maneira nenhuma, contaminar a água, já que seu destino será as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), lugar onde será retido. Sendo assim, a água volta limpa para a natureza.

Outra informação contida no e-mail é a de que o tratamento de esgoto fica mais caro com a presença do óleo doméstico. Essa informação é verdadeira. No entanto, as ETEs possuem toda a infra-estrutura para retirar o óleo do esgoto e seria praticamente impossível separar o "esgoto com óleo", do "esgoto sem óleo" para tratamento. Dessa forma, não haveria meios de baratear custos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Sabesp, porém, recomenda que o óleo doméstico não seja jogado nos ralos e vasos sanitários dos imóveis, pois, ainda que nas ETEs ele seja tratado sem problemas, o mesmo pode não acontecer no momento da coleta do esgoto. Isso, porque o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

Leia mais:

Imagem de destaque

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves

Imagem de destaque
Lançamento

'Dark Matter', novo álbum do Pearl Jam, é manifesto contra a passagem do tempo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional


Portanto, a Sabesp recomenda a instalação de caixas retentoras de gordura nas residências e nos estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros. A existência de caixa de retenção, aliás, é uma exigência para a instalação da 1ª ligação de esgoto para os seguintes ramos de atividade:

Publicidade


- Restaurantes, lanchonetes, padarias e afins: caixa retentora de gordura; postos de gasolina, lava-rápido, oficinas mecânicas e afins: caixa retentora de óleo e areia; lavanderias: caixa retentora de felpas; hospitais, clínicas médicas, postos de saúde: caixa retentora de gases e ataduras e caixa retentora de gordura (caso haja restaurantes nas instalações); marmoraria: caixa retentora de pó de mármore; supermercados: caixa retentora de gordura; shopping center: caixa retentora de gordura.


Caixa retentora de areia: Dispositivo destinado a evitar a obstrução dos encanamentos e promover a sedimentação das partículas sólidas, como areia e terra, que são carreadas pelo efluente e, por vezes, impedem o seu arraste para a rede coletora.

Publicidade


Caixa retentora de gordura: Dispositivo destinado a promover a retenção de gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.


Caixa retentora de óleos e graxas: Dispositivo destinado a promover a retenção, de graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.

Publicidade


É importante ressaltar que o material retido deve ser removido periodicamente pelo cliente, que se responsabiliza por dar destinação adequada ao resíduo sólido.


No caso das residências, o uso da caixa retentora de gordura é menos comum. Por isso, seria indicado jogar o óleo, devidamente envasado, juntamente com o lixo orgânico comum.

Fonte: Sabesp


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade