Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Registros históricos

Temperatura global bate recorde e 2016 foi o ano mais quente desde 1880

Agência Brasil
18 jan 2017 às 20:41
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ano de 2016 bateu o recorde de ano mais quente desde 1880, quando foram feitos os primeiros registros históricos da temperatura, informaram nesta quarta-feira (18) cientistas na Nasa e da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês). As informações são da Agência ANSA.

Segundo a Noaa, a média da temperatura da superfície da Terra ficou em 0,94ºC acima da média registrada no século 20, de 13,9%. Desde o século 20 o recorde anual de temperatura global foi quebrado cinco vezes: 2005, 2010, 2014, 2015 e 2016. Este é o terceiro ano consecutivo em que o recorde é quebrado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Muito do calor recorde sentido no planeta pode ser atribuído ao aumento das temperaturas nos oceanos", diz o documento se referindo aos efeitos do El Niño, fenômeno caracterizado pela elevada temperatura das águas do oceano Pacífico, sobretudo nos primeiros meses de 2016. Durante o ano passado, os meses de janeiro, março, abril, junho, julho e agosto, estão entre os 12 meses mais quentes em 137 anos. De acordo com a Nasa, "as temperaturas estão atingindo níveis que podem ameaçar nossa civilização".

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens

Imagem de destaque
Na Austrália

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães


Um dos países mais afetados é a Itália, que em 2016, ficou em quarto lugar entre os países mais quentes, com uma temperatura 1,24 graus mais alta que a média para o período. "Estamos enfrentando os efeitos da mudança climática, que se manifestam com um forte impacto sobre a agricultura italiana", disse em comunicado a Confederação Nacional dos Cultivadores italianos.

Publicidade


Acordo de Paris


Como forma de contrabalançar o problema, também no ano passado entrou em vigor o Acordo de Paris, que é o primeiro esforço global contra as mudanças climáticas que envolve todo o planeta. O acordo tem o objetivo de limitar o aquecimento planetário a menos de 2ºC acima da temperatura média.

Os dados foram divulgados próximo a data em que o republicano Donald Trump assumirá a maior potência mundial, os Estados Unido. Considerado cético, Trump questiona se a mudança climática tem uma causa humana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade