Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Trump assina decreto para remover EUA da Parceria Transpacífico

Agência Estado
23 jan 2017 às 16:16
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou formalmente seu país da Parceria Transpacífico, um acordo comercial entre 12 nações negociado pelo presidente Barack Obama. Em sua campanha eleitoral, o empresário republicano já havia feito críticas ao acordo e dito que pretendia abandoná-lo.

O acordo, conhecido pela sigla TPP em inglês, é voltado a eliminar a maioria das tarifas e outras barreiras comerciais entre EUA, Japão, Canadá, México, Austrália, Vietnã, Malásia, Peru, Chile, Brunei, Cingapura e Nova Zelândia. A China não faz parte da iniciativa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O memorando que anunciou a decisão de Trump foi em grande medida simbólico, já que os líderes no Congresso e o governo Obama haviam sinalizado em novembro que não haveria votação em breve sobre o TPP.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Conmebol sorteia fase de grupos da Sul-Americana nesta segunda

Imagem de destaque
Veja onde assistir

Libertadores sorteia fase de grupos nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Saiba mais

Kate Middleton é vista fazendo compras ao lado de William, afirma jornal

Imagem de destaque
Condição rara

Bebê nasce com 'cauda' de dez centímetros na China


Ainda assim, a decisão de Trump de enterrar o acordo de Obama em sua primeira semana mostra que está sério em relação a mudar a política comercial americana, após décadas em geral de liberalização, privilegiando um estilo de mais confrontação com a China e outros parceiros comerciais, com potenciais grandes tarifas para países que não se mostrarem dispostos a fazer concessões.


"Nós temos falado sobre isso há um longo tempo", afirmou Trump ao firmar o memorando.

Obama havia esperado que o TPP e suas regras comerciais pressionassem Pequim a reduzir vantagens dadas a suas empresas estatais, respeitar mais a propriedade intelectual e mesmo reduzir tarifas para além dos níveis exigidos quando o país entrou na Organização Mundial de Comércio, há 15 anos. Já Trump e seus assessores veem com ressalvas os blocos comerciais multilaterais e preferem outros métodos, como a ameaça de tarifas e a busca por acordos bilaterais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade