Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Abaixo-assinado online quer barrar discussão LGBT em universidade católica de Londrina

Rafael Machado - Grupo Folha
04 set 2017 às 16:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma petição que circula na internet pretende impedir a realização da Semana LGBT na Pontífícia Universidade Católica (PUC) de Londrina. O evento está programado para 12, 13 e 14 de setembro deste ano. O abaixo-assinado online foi criado pelo tradutor e ensaísta Bernardo Pires Kuster. A intenção é pedir por um posicionamento oficial do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, que impeça a atividade.

Em entrevista, Kuster, que se opõe à ideologia de gênero e ao aborto, contou que não é contra o evento, mas discorda do local onde será realizado. O encontro, intitulado 'Semestre da Diversidade', está programado para ocorrer no auditório que homenageia o papa João Paulo II, que morreu em 2005.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Qualquer universidade do segmento católico deve estar alinhada com os ideais da Igreja. É totalmente incoerente esmiuçar um tema como esse em um espaço que leva o nome de um dos papas que mais defenderam a vida", pontuou o tradutor e ensaísta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até esta sexta

Prefeitura promove atividade integrada para auxiliar pessoas em situação de rua em Londrina

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Shows e comidas típicas

Festa rural no distrito de São Luiz em Londrina deve receber milhares de pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
Antiga Casa da Mulher

Imóvel abandonado será transformado em creche na zona leste de Londrina


Segundo Kuster, a PUC não oferece também o mesmo espaço para discutir temas contrários à causa LGBT. "Eles vão promover palestras que nada têm a ver com a fé cristã. Nunca vi um evento contra o aborto, por exemplo". Ele acrescentou que a sensibilização junto à Arquidiocese deve ser feita de forma "educada" e que Steinmetz "ouça a voz do povo".

Publicidade


A ativista LGBT Melissa Campus, uma das palestrantes do evento, repudiou o abaixo-assinado online. Para a militante, "há uma tentativa de empoderamento dos espaços" e que "é um desrespeito querer barrar um evento como esse". Mel, como é conhecida, argumentou que "não há nenhuma diferente entre debater os temas propostos em uma universidade católica e em uma instituição não-confessional".


A assessoria de imprensa da PUC Londrina esclareceu, por meio de nota, que aguarda o retorno de licença médica da diretora da instituição, Nádina Aparecida Moreno, para tratar do assunto. Uma reunião foi marcada para esta terça-feira (5) para deliberar sobre a Semana LGBT.


A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina informou que aguarda a confirmação de quem organiza o evento, o Diretório Central do Estudantes (DCE) da PUC ou a própria universidade, para se posicionar sobre o tema. Na última consulta feita pela reportagem, mais de 4 mil pessoas haviam assinado a petição online.

Representantes do DCE da PUC disseram que a entidade vai se manifestar na página oficial do Facebook em breve.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade