Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Acesf instala poços de monitoramento de água nos cemitérios de Londrina

Redação Bonde com N.Com
14 jul 2017 às 17:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) concluiu a instalação dos dez poços tubulares de monitoramento que foram adquiridos pelo órgão para fazer a medição da qualidade da água subterrânea nos cinco cemitérios urbanos municipais da cidade. Os equipamentos estão implantados nos cemitérios São Pedro e João XXIII (região central), Jardim da Saudade (região norte), São Paulo e Anchieta (região leste), sendo que cada um dos locais recebeu dois poços.

As obras começaram na semana passada e estão sendo concluídas pela empresa Água e Minério Sondagens de Solo Ltda, de Curitiba, contratada, via licitação, para a realização dos serviços. Para a aquisição dos poços de monitoramento e amostragem, a Acesf investiu o montante de aproximadamente R$ 70 mil, perfazendo valor médio de R$ 14 mil para cada cemitério municipal contemplado. Os recursos são provenientes da arrecadação da Taxa de Manutenção dos Cemitérios Municipais, que é cobrada anualmente dos concessionários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foram implantados poços tubulares com profundidade máxima de 25 metros, localizados nas áreas internas dos cemitérios, e afixados nas partes mais baixas dos terrenos. A empresa responsável pela instalação dos poços já realizou uma primeira análise para verificar a qualidade da água subterrânea nas áreas de influência dos cemitérios urbanos. O resultado do estudo será entregue na próxima terça-feira (18) à Acesf, quando será apontado se há ou não indícios de alterações nas condições higiênicas e sanitárias das águas nas tubulações. O relatório irá mostrar se existe contaminação nas águas pelo necrochorume que é produzido nos cemitérios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Será nesta sexta

Londrina: Sema volta atrás e espetáculo da Paixão de Cristo permanece no CSU

Imagem de destaque
Entre 28 a 31 de março

Cerca de 10 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Londrina no feriado da Páscoa

Imagem de destaque
Cerimônia será as 10h

Celebrando 40 anos, Osuel ganha homenagem da Alep nesta quinta em Londrina


Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), a construção dos novos poços de monitoramento tem como foco principal a preocupação do Município com o meio ambiente, o que possibilitará um melhor controle da qualidade da água nos cemitérios. "A série de melhorias que a autarquia vem promovendo, em 2017, abarcando todos os cemitérios municipais e distritais, reforça o comprometimento da Acesf com a comunidade e mostra a importância da arrecadação da Taxa de Manutenção dos Cemitérios Municipais. É um recurso essencial que arrecadamos para fazer a manutenção e conservação dos cemitérios, revertendo-se em serviços de qualidade prestados ao cidadão", destacou.

Publicidade


Tio Douglas informou que, em um segundo momento, a ideia é realizar investimentos para a construção dos poços também nos oito cemitérios dos distritos de Londrina. "No momento, esses espaços vem recebendo, aos poucos, outras melhorias como pavimentação e adequações estruturais", contou.


A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, frisou que o monitoramento, a partir das novas instalações feitas nos cemitérios urbanos, permitirá um controle mais efetivo da qualidade da água, sendo um importante instrumento de prevenção contra a contaminação dos cursos d’água urbanos, alguns deles utilizados como mananciais de abastecimento público. "Com o suporte dos poços de monitoramento, será possível acompanhar melhor a qualidade da água subterrânea e agir antecipadamente, em casos de contaminação, evitando o surgimento de danos ambientais mais graves", comentou.

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fez o acompanhamento dos trabalhos de instalação dos equipamentos, fiscalizando os poços de monitoramento, e recebeu nesta quinta-feira (13) o laudo de conclusão pela empresa contratada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade