Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trote solidário

Alunos de Medicina Veterinária reformam casa de policial aposentado

Maisa Carvalho - Redação Bonde
22 mar 2017 às 13:59
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os alunos do curso de medicina veterinária da Unifil realizam trote solidário com estudantes ingressantes na faculdade há três anos. Eles buscam ajudar pessoas que contribuem com a comunidade de Londrina e região e dedicam suas vidas aos animais.

O trote de 2017 escolhido pelo colegiado do curso foi o desafio de reformar a casa de um policial militar aposentado que cuida de 22 cães, acolhendo-os da rua. Ele não quis ter sua identidade revelada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a coordenadora do curso, Suellen Gobetti, o trote foi criado pelo próprio colegiado. "A ideia dos trotes solidários é oferecer nossa ajuda, não apenas no controle da saúde dos animais, mas também para a melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas que destinam parte do seu dia a dia para cuidar de animais abandonados."

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Reajuste: Agentes de saúde e endemias de Londrina vão receber acima do piso nacional

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Sábado de Aleluia

Segunda bênção aérea sobre Londrina terá participação de sacerdotes da Rádio Alvorada


Ela ainda informa que a escolha de ajudar o policial militar se deu porque ele dedicou a vida a cuidar de animais abandonados, contribuindo, assim, com a comunidade onde vive.

Publicidade


Os alunos buscam doações da comunidade para realizar os trotes. E além de calouros e seus veteranos diretos, muitos alunos do terceiro e do último anos também contribuem para a realização dos trotes solidários. Para a aluna do primeiro ano de medicina veterinária da Unifil Mariana Rhoden, foi uma experiência enriquecedora.


Ela explica que a casa do aposentado estava precisando de tudo, já que os móveis, além de muito antigos, estavam destruídos. "A gente não sabia que ia precisar de todos os móveis, a gente começou a pedir tudo que podia de móveis para ser doado nas redes sociais e conseguimos mobiliar a casa todo, pelo menos com o básico."

Publicidade


Ela também conta que os cachorros foram retirados da casa e os alunos veteranos trataram deles com vacinas e vermífugo e deixaram os cães prontos para adoção. O trote aconteceu neste fim de semana e já no sábado (18), os alunos conseguiram com que oito cães fossem adotados.


A professora Suellen também informou que grande parte do material de limpeza e para a pintura e reforma da casa veio de doações da comunidade, que também contribuiu, principalmente, com rações para os cachorros.

Publicidade


O trote começou às 8 horas do sábado e acabou no final da tarde de domingo (19). Participaram todos os alunos do primeiro ano e grande parte dos veteranos. Além de limpar a casa e arrecadar móveis e alimentos para os cachorros, o grupo conseguiu pintar a casa e arrumar o jardim do policial aposentado.


A aluna do segundo ano Daniele Briega conta que foi uma situação muito diferente da sua experiência como caloura no ano anterior. "A situação da casa do aposentado era muito precária, a casa estava muito suja, tinha muita coisa, tinha rato na casa. Era muito precária mesmo", descreve.


Segundo ela, além dos vizinhos, policiais militares ajudaram na limpeza e na arrecadação de móveis e comida para o PM. "Além da limpeza [feita pelos alunos], a comunidade ajudou e os policiais militares conseguiram arrecadar bastante coisa."

Ela lembra que os primeiros instantes do grupo na casa foram bastante tensos. "Os cachorros ficaram bem agitados, com medo, mas depois que a gente chegou, colocamos eles para fora e começamos a limpar, ficou tudo bem." Daniele acredita que com a ajuda proporcionada pelos estudantes, o cuidador dos cães terá uma vida mais digna.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade