Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem funcionários

Após 25 dias da reinauguração, Ouro Verde fecha novamente as portas

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
24 jul 2017 às 11:09
- Gustavo Carneiro/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com uma equipe mínima de funcionários, o Cine Teatro Ouro Verde voltou a fechar as portas nesta segunda-feira (24), após o fim do Festival Internacional de Música de Londrina (FML). A diretora da Casa da Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cleuza Cacione, confirmou que o local foi aberto durante a manhã apenas para a retirada de equipamentos utilizados na última apresentação do evento.

O Ouro Verde foi reinaugurado em 30 de junho, depois de passar cinco anos fechado, em decorrência de um incêndio. Segundo Cleuza, a permanência do teatro em operação é inviável neste momento, enquanto a equipe não é reposta – atualmente, conta com apenas três funcionários, mas 18 seriam necessários. Na reinauguração, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ao lado da reitora da UEL, Berenice Jordão, assinou a contratação de funcionários para manter o local em atividade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cleuza disse que, durante o FML, o Ouro Verde contou com uma equipe de apoio do próprio festival. A vigilância teve ajuda da prefeitura da UEL, que fez o revezamento para cuidar da porta da entrada. Já as zeladorias ficaram sob responsabilidade dos funcionários da própria Casa da Cultura, que "transferiram" o expediente para lá. "E os servidores [do Ouro Verde] agora vão compensar as horas extras que fizeram desde que o teatro foi reinaugurado, já que não podemos pagar. Eles trabalharam em três turnos e iam embora por volta das 23h todos os dias."

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil


O Ouro Verde deve voltar a abrir no Festival Internacional de Teatro de Londrina (Filo), em esquema parecido com o do FML. De acordo com Cleuza, nos dois casos, há convênio da organização com a UEL para a realização. "Não seria justo nosso convênio ser realizado em outro espaço sendo que temos um local próprio [para as apresentações]."

Publicidade


Preocupação no Museu Histórico


Enquanto o Ouro Verde fecha as portas por falta de funcionários, o Museu Histórico de Londrina também ameça parar devido ao enxugamento da equipe de cinco para duas pessoas, após a solicitação de aposentadoria para três servidores. A diretora acadêmica do órgão, Regina Célia Alegro, afirmou que tem preocupação com o aparente desinteresse do Estado em contratar novos funcionários e que, mesmo que ocorra, não teriam as habilidades e experiência desenvolvidas pelos veteranos.

Publicidade


Para ela, o ideal seria nomear ao menos três técnicos nos postos desocupados – há doze postos desprovidos – para que absorvam o conhecimento daqueles que estão para deixar o serviço.


Outro lado

Publicidade


A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) informou que a contratação dos servidores anunciada pelo governador "está garantida" e que só aguarda a publicação do edital.


O órgão ainda informou que a contratação não ocorreu antes da reinauguração porque os postos serão preenchidos por candidatos aprovados em quatro processos seletivos diferentes, o que tornou mais burocrático o procedimento.


Após passar pela Seti, o protocolo de contratação passa para a Secretaria da Fazenda, que analisa o impacto financeiro e, em seguida, segue para a Casa Civil, responsável pela publicação do edital de convocação.

No caso do Museu Histórico de Londrina, a pasta informou que compreende a antecipação do fato pela diretora acadêmica, mas informou que a contratação só pode ocorrer depois da formalização da vacância do posto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade