Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prepare o guarda-chuva!

Após 38 dias de estiagem, chuva chega e baixa temperaturas

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
29 set 2017 às 09:03
- Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tão esperada chuva chegou na tarde e noite desta quinta-feira (28) a Londrina e já tornou o clima mais ameno. Apesar de precipitações esparsas e sem muito volume, o índice pluviométrico deve aumentar a partir da noite desta sexta-feira (28). Até a segunda-feira (2), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas e ventos de até 50 Km/h.


Até as 8h30 desta sexta, o índice pluviométrico acumulado foi de 30 mm, mas, no fim de semana, a expectativa é que o volume varie de 50 mm a 80 mm. "Isso vai compensar nosso déficit, de 80 mm", afirma a agrometeorologista do Instituto Agrônomo do Paraná (Iapar), Heverly Morais. De acordo com ela, a temperatura deve ficar na casa dos 18°C a mínima e 26°C a máxima.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde


As precipitações deve se concentrar até segunda e terça e, então, começa uma nova estiagem, que deve ser mais curta que a última de 39 dias. "Vai parar de chover por sete dias, depois, chove de novo por mais um tempo e volta a parar. A expectativa é que, em outubro, sejam mais espaçadas e isso será bom para a agricultura", diz Heverly, comparando com o ocorrido em agosto: naquele mês, choveu 102 mm, bem acima do índice histórico, de 50 mm, mas ficou concentrado em apenas uma semana. A previsão para agosto é que acompanhe a média histórica, que registra 146 mm.

Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde


Heverly explica que a estiagem, além de fazer mal à saúde, por derrubar a umidade do ar, prejudica safras perenes, como café, pasto e a citricultura. "Mesmo que haja irrigação, ela não é tão boa quanto a água da chuva, que é mais limpa." Grandes períodos de seca também podem afetar os momentos críticos das culturas, como a emergência, o florescimento e o enchimento dos grãos. "Se ficar muito tempo sem chover nestes períodos, praticamente diminui muito a produção e pode até inviabilizar a safra", ensina.

Leia mais:

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil

Imagem de destaque
Primeiras séries

Dia Mundial do Livro é celebrado com incentivo à leitura nas escolas de Londrina

Imagem de destaque
Procedimento obrigatório

UEL: renovação de matrículas para o ano letivo 2024 vai até 24 de maio

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta terça-feira


Pelo Estado

O tempo permanecerá instável em todo o Paraná pelas próximas 24 horas, afirma o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Lizandro Jacobsen. Em vídeo divulgado no Facebook do Simepar, ele diz que o tempo vai permanecer instável no início do mês de outubro e que há alertas de tempestades. "Na primavera, as chuvas são mais fortes e acompanhadas de eventos mais severos, como raios, ventos e a incidência de granizo", avisa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade