Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pedido de desocupação

Barreira de pneus restringe entrada no Flores do Campo

Vítor Ogawa- Grupo Folha
24 out 2016 às 12:16
- Celso Pacheco/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As centenas de pessoas que ocuparam o Residencial Flores do Campo há 25 dias montaram uma barreira de pneus para restringir o acesso ao residencial. A medida foi tomada diante da decisão da juíza federal substituta Georgia Zimmermann Sperr, que determinou a desocupação voluntária dos imóveis em um prazo de 72 horas, contados a partir das 10 horas da manhã de sexta-feira (dia 21), ou seja, venceu na manhã de hoje. O despacho da juíza determina que, em caso de descumprimento, seja aplicada uma multa de R$ 500 por unidade habitacional e por dia de descumprimento da ordem judicial.

A decisão determina também que o oficial de justiça, na ocasião do cumprimento de mandado, identificasse e qualificasse os ocupantes de cada imóvel, com todos os dados possíveis, no entanto os moradores afirmam que isso não foi feito. A decisão também previu que diante do elevado número de ocupantes, caso eles não fossem identificados e qualificados, ao menos as lideranças, cuja existência viesse a ser constatada, deveriam ser apontadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reportagem conversou com uma das pessoas que estava na ocupação, que se identificou apenas como Pastor. Ele relatou que o movimento de ocupação não possui lideranças. "Eu não sou líder de nada. Eu apenas estou defendendo o direito das pessoas terem a sua casa própria", afirma. Ele ressalta que não acha justo o que estava acontecendo ali. "Estava tudo abandonado, tudo jogado e sendo destruído. Aqui não tinha condições de moradia e estava abandonado há um ano e sete meses. Então o povo achou que poderia se apropriar daquilo que é para eles mesmos", argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


O pastor pede que o local receba infraestrutura. "A gente quer que pavimentem o lugar e levem água direto para o povo", aponta. Ele solicita que os responsáveis pelo empreendimento deem a oportunidade das pessoas se inscreverem para pleitear o imóvel, para que eles possam receber um carnê para pagar as prestações do imóvel. Sobre a barreira, o Pastor afirmou que é uma maneira da comunidade se proteger. "Tem uma casa de um pai de família daqui em que um policial meteu o pé na porta e quebrou a televisão e a geladeira. Eles não respeitam a gente e querem que a gente autorize a entrada deles na hora em que eles querem", reclama. Segundo ele, quem faz a guerra são essas pessoas. "Aqui só tem famílias de bem", defende.

A Caixa afirmou, por meio de sua assessoria, que depois que entrou com o pedido de reintegração de posse, não sabe como isso será feito e que isso ficará sob responsabilidade da Polícia Federal. A Polícia Federal foi procurada para comentar, mas devido a uma reunião, ninguém pôde atender a reportagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade