Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Falta o prefeito

Câmara aprova instituição do Dia do Nascituro em Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
30 mai 2017 às 17:16
- Reprodução/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com uma votação folgada (17 a favor e abstenções de Daniele Ziober (PPS) e Rony Alves (PTB), a Câmara Municipal de Londrina aprovou, em segunda discussão, a inclusão do Dia do Nascituro no calendário oficial. O projeto foi protocolado há quase quatros anos pelos vereadores Tio Douglas, hoje na superintendência da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), e Péricles Deliberador (PSC), passou pelo crivo de órgãos contrários e favoráveis e foi tema de uma conturbada audiência pública, realizada em março deste ano.

No espaço cedido para as falas em plenário, Filipe Barros (PRB) e Jamil Janene (PP) relembraram o evento (audiência) para tecer críticas aos opositores que, segundo os vereadores, não compareceram no dia da votação. "Ficou claro que o pedido para discussão foi meramente protelatório, ou seja, apenas serviu para atrasar o processo", disse Barros. "Esses movimentos defendem coisas que não estão na Bíblia, só pensam em bagunça e baderna. Não acrescentam nada para a cidade", disparou o pepista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Barros citou uma possível "carteirada" de promotores que estiveram na audiência. Para Janene, "padres, pastores e demais líderes religiosos foram desrespeitados. Não queriam discutir o projeto, mas sim impor as ideias pessoais". Mesmo favorável, Amauri Cardoso (PSDB) parabenizou os dois lados pelo debate "desenvolvido ao longo de quatro anos, provando que estamos exercendo a verdadeira democracia, aquela que dá espaço ao contraditório".

Leia mais:

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições gratuitas

Começa nesta terça a temporada 2024 da Oficina de Choro de Londrina

Imagem de destaque
OPORTUNIDADE

Londrina tem quase 2 mil vagas de emprego; Paraná soma mais de 19 mil

Imagem de destaque
Goleiro

Rafael não vê sombra de Ceni no São Paulo


Antes mesmo da deliberação, Daniele Ziober adiantou que iria se abster. Ela disse não concordar com o ensino do conteúdo, "meramente religioso", nas escolas. Para rebater a palavra da colega de Casa, Deliberador frisou que as instituições de ensino "poderão abordar, junto aos alunos, a questão do nascituro" e negou "que haja qualquer obrigação". Ziober, através de uma emenda, sugeriu a supressão de quatro artigos. A justificativa é de que a alteração "deixaria o assunto mais claro e objetivo".

Segundo a vereadora, "o Estado não deve se intrometer na educação moral e religiosa dos seus munícipes, cabendo a este (Estado), o ensino das matérias pertinentes à educação escolar". A Comissão de Justiça rejeitou a sugestão dada por Ziober. O texto, que permite a divulgação de eventos, palestras, seminários sobre o nascituro, agora segue para sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati (PP). A data escolhida para comemoração será o dia 8 de outubro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade