Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
‘Criança em Alerta’

Câmara quer possibilitar expansão de ações do Sicride a escolas do município

Redação Bonde com assessoria de imprensa
26 mai 2017 às 11:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal vai intermediar a implantação em Londrina do Projeto "Criança em Alerta", desenvolvido pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) junto às instituições de ensino como forma de prevenção. Durante encontro com o prefeito Marcelo Belinati (PP) na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da Comissão, vereador Junior Santos Rosa (PSD), e a delegada chefe do Sicride, Iara Laurek Dechiche, formalizaram o pedido para que professores da rede municipal de ensino sejam capacitados para desenvolver o projeto, hoje realizado apenas em Curitiba e Região Metropolitana e em Pato Branco.

O "Criança em Alerta" consiste em desenvolver oficinas de prevenção e conscientização das crianças para perigos como saírem de casa sozinhas ou conversarem com estranhos. O trabalho é realizado por policiais e psicólogos do Sicride, com o uso de materiais audiovisuais e impressos. Em Londrina, o projeto deverá ser colocado em prática por meio de parceria com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e Secretaria Municipal de Educação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A data para a visita da delegada do Sicride a Londrina não foi escolhida por acaso: 25 de maio é o Dia Internacional da Criança Desaparecida, instituído em memória ao desaparecimento de Etan Patz, de seis anos, no ano de 1979, em Nova York. Nesta quarta-feira Iara Dechiche – acompanhada da escrivã Giovana Luna Mafalti e do investigador Joelsio Ribeiro da Cruz – participou também de reunião pública na Câmara de Vereadores, realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para falar sobre o trabalho do Sicride.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


Única delegacia especializada no País em investigar casos de crianças desaparecidas, o serviço sediado em Curitiba foi criado em 1995 para centralizar as investigações dos muitos desaparecimentos de crianças registrados na época, quando encontrava-se em ação, principalmente no Paraná e Santa Catarina, a quadrilha de Arlete Hilu, líder de grupo criminoso que entregava recém-nascidos a uma rede internacional de tráfico de bebês. A atuação do Sicride tem permitido um alto índice de resolução destes crimes no Estado (98,80%). Em 2016, dos 140 casos registrados, apenas dois não foram solucionados até o momento.

Publicidade


"Todo dia desaparece uma criança no Paraná. Os casos, na grande maioria, se resolvem rapidamente, mas requerem investigação. Nossa equipe dá apoio para delegacias de todo o Paraná, e se for necessário, nos deslocamos para a cidade onde ocorreu o desaparecimento", explica a delegada. O serviço funciona com uma escrivã, 12 investigadores, duas psicólogas, um artista forense e dois estagiários, além da delegada chefe.


Conscientização


No início de 2016 o Sicride implantou o Projeto "Criança em Alerta", que já conscientizou cerca de 2 mil crianças de cinco a 11 anos em Curitiba. "Durante estas visitas às escolas conversamos, exibimos um filme e distribuímos nossa cartilha, sempre com o objetivo de ensinar hábitos seguros e desmitificar a polícia. Agora começamos a propagar o projeto para outras regiões, começando pelas sedes das subdivisões da Polícia Civil. Londrina deve ser o segundo município do interior do Estado a recebê-lo", comemora a delegada Iara Dechiche.

Para o vereador Junior Santos Rosa a vinda da equipe do Sicride a Londrina foi bastante esclarecedora e deverá fortalecer o serviço. "Foi uma oportunidade de mostrar uma importante política pública, que precisa ser divulgada. Pretendemos, juntamente com o Nucria, promover capacitações não apenas de profissionais da educação, mas também de lideranças religiosas e do comércio", esclareceu o parlamentar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade