Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segunda discussão

Câmara vota projeto que proíbe o fracking em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 nov 2016 às 16:38
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Londrina vota, nesta quinta-feira (24), em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL 51/2016), de autoria da vereadora Lenir de Assis (PT), que proíbe a concessão de alvará ou licença para a exploração de gases e óleos não convencionais pelo método de fratura hidráulica, o fracking.

A fratura hidráulica é uma prática utilizada por companhias de petróleo e gás para aumentar suas produções, e tem gerado muita polêmica. Este tipo de extração agride o meio ambiente por se tratar de um processo que consiste na perfuração e injeção de fluídos químicos no solo para elevar a pressão, fazendo com que haja fratura das rochas e a liberação do gás natural. Nos fluídos usados existem cerca de 700 produtos tóxicos, incluindo agentes cancerígenos. O método ainda pode causar mudanças climáticas e até abalos sísmicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2013, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) leiloou blocos que impactam 122 cidades do Paraná e 40 de São Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


Caminhões vibradores contratados pela ANP já estiveram na região de Londrina, fazendo pesquisas geológicas para verificar a existência de gases. Moradores, principalmente dos distritos, acompanharam com preocupação a movimentação das máquinas.

A expectativa é de que a última votação do projeto, proibindo a técnica, em Londrina, seja acompanhada por organismos de defesa do meio ambiente, representantes da Igreja Católica, entre outros. Na primeira votação, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Se aprovada a proibição, o projeto seguirá para sanção e, Londrina, se somará a outras cidades paranaenses, que proibiram o fracking, como Maringá, Arapongas, Cornélio Procópio e Ribeirão Claro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade