Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gargalos

Cinco pontos do trânsito de Londrina que precisam de melhorias com urgência

Danilo Brandão - Redação Bonde
18 ago 2017 às 11:36
- Marcos Zanutto/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mapear os problemas no trânsito de Londrina não é tarefa das mais fáceis. Entre as principais reclamações dos motoristas estão a falta de sinalização nas vias, o fluxo intenso de veículos em horários de picos e os frequentes acidentes.

Segundo dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), nos seis primeiros meses deste ano foram registradas 42 mortes em acidentes pela cidade. Além disso, mais de 40 mil multas foram aplicadas pelos radares fixos e móveis. Destas, 33 mil foram por excesso de velocidade e 8,6 mil por desrespeito ao sinal vermelho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reportagem do Portal Bonde selecionou cinco pontos que apresentam muitos problemas para o trânsito da Londrina. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
50 vagas disponíveis

Cursinho do Vista Bela está com inscrições abertas para alunos e busca professores

Imagem de destaque
Refeição completa

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Zona Sul

Revitalização da Praça da Juventude deve iniciar ainda neste mês em Londrina


Avenida Saul Elkind

Publicidade



A avenida é uma das mais movimentadas da zona norte e chama a atenção pelo número de acidentes com mortes. Segundo a CMTU, no primeiro semestre deste ano, foram seis. A manicure Ana Carla Foltran, de 36 anos, é moradora da região e passa pela avenida todos os dias. Segundo ela, o maior problema se concentra nos motorista. "Com o recapeamento, a avenida ficou mais rápida. Alguns motoristas abusam da velocidade e os acidentes acabam acontecendo, principalmente em horários de pico", relata.


Rua Humaitá

Publicidade


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
Ricardo Chicarelli/Grupo Folha


Essa rua é uma das principais rotas para se chegar à Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a bairros como a Gleba Palhano. Em horários de pico, o número elevado de veículos causa um engarrafamento intenso, atrapalhando a vida dos motoristas. Segundo o vendedor Diogo Massoni, de 28 anos, a via é estreita para comportar o fluxo de veículos. "Há uma parte da rua que é apenas uma mão, na outra, ela se desdobra. Quando os veículos se encontram na rotatória, o trânsito se complica. Precisaria de um alargamento da rua, para resolver a situação. Outro problema é a rotatória em frente ao mercado Quebec, o trânsito trava ali com frequência."


Cruzamento entre as ruas Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e Paraíba

Publicidade


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
Ricardo Chicarelli/Grupo Folha


Nesse cruzamento, localizado no centro da cidade, a principal reclamação dos motoristas é a falta de sinalização. Morador da região, Luis Paulo afirma que a reivindicação por um semáforo de pedestres no local é antiga. "Muitos acidentes já aconteceram por aqui. Nós estamos pedindo há anos uma atenção para esse cruzamento. É uma via muito movimentada por veículos e por pedestres, um semáforo seria essencial."


Avenida Harry Prochet (rotatória próxima à barragem do Lago Igapó)

Publicidade


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
Ricardo Chicarelli/Grupo Folha


O grande número de veículos que passam por essa rotatória em horários de pico complica a vida dos motoristas. Amauri Ribeiro de Campos é morador da região e passa pela rotatória todos os dias. Segundo ele, ela se torna um caos nos fins da tarde. "Os carros chegam de todas as direções. Há momentos que a rotatória possui duas pistas, em outros são quatro. É muito confuso e perigoso para o motorista. É necessário uma melhoria no local."


Avenida Ayrton Senna (rotatória em frente ao lago Igapó)

Publicidade


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
Ricardo Chicarelli/Grupo Folha


A avenida é uma das mais movimentadas de Londrina. Com o crescimento populacional da Gleba Palhano, o número elevado de comércios e a construção de um shopping na região, os os motoristas que passam pela via enfrentam engarrafamentos diários. Segundo o morador da região Rodrigo Nolasco, adequações são necessárias com urgência. "A avenida como um todo é complicada. São muitos veículos e seria quase impossível não gerar trânsito, principalmente na rotatória em frente ao shopping. Seria preciso fazer o alargamento da pista para o tráfego fluir."


O que diz o município

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da CMTU, que se comprometeu a enviar uma resposta em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) sobre as soluções que estão sendo pensadas para os pontos citados. Contudo, até o fechamento deste texto, a resposta não havia chegado. Assim que ela chegar, o Portal Bonde irá publicá-la.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade