Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lixo acumulado

CMTU limpa pontos de descarte irregular em regiões de Londrina

N.Com
25 jul 2017 às 09:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou, na última sexta-feira (21), a limpeza do ponto de descarte irregular localizado na estrada sem pavimentação do Jardim Ana Terra, na região oeste de Londrina.

O trabalho se estendeu durante o sábado (22), tendo sido viabilizado a partir de uma reunião pública na Câmara de Vereadores coordenada pelo vereador Vilson Bittencourt e a determinação do Ministério Público. O encontro ocorreu em junho e teve como pauta a busca de soluções para o depósito clandestino realizado no local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até o momento, 70 caminhões de detritos foram removidos da área. Para isso, foram utilizados oito caminhões e uma pá carregadeira, maquinário pertencente às terceirizadas Construrban, Costa Oeste e Kurica Ambiental.

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, a limpeza realizada era uma reivindicação antiga da comunidade. "Entendemos a importância desse serviço na qualidade de vida dos moradores do bairro", afirmou. Ele também ressaltou o engajamento da CMTU e das terceirizadas nesta ação. "Agradecemos as empresas que entenderam a gravidade da situação e se colocaram à disposição da CMTU para resolver este problema sem custos adicionais ao Município", comentou.

Publicidade


Para Sgarioni, é necessário que as pessoas entendam que a cidade de Londrina pertence a todos, e que o papel de zelar pelos espaços de uso coletivo cabe a todo cidadão.


Estrada dos Pioneiros

Publicidade


Ainda no sábado (22), a CMTU disponibilizou máquina, caminhões e trabalhadores de uma de suas contratadas para auxiliar voluntários da cooperativa Sicredi. Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, eles uniram forças com a companhia para limpar o trecho de Londrina da Estrada dos Pioneiros, na zona leste. Na via que liga Londrina a Ibiporã, houve o recolhimento de móveis, eletrodomésticos, pneus, louças sanitárias e outros resíduos.


Os materiais foram conduzidos provisoriamente para a unidade do PEV, onde serão triados antes da destinação adequada de cada tipo de item. No total, 17 caminhões de lixo saíram do local. O trabalho de limpeza foi seguido da instalação de placas advertindo sobre a proibição de jogar lixo na área.

Publicidade


Para o presidente da companhia, iniciativas como essa precisam ser multiplicadas de modo a contemplar outras áreas do município. "É maravilhoso saber que muitos estão preocupados com a limpeza e a qualidade de vida em nossa cidade, dispostos a exercer a cidadania e arregaçar as mangas nesse sentido. Queremos que, a cada dia, mais e mais pessoas despertem a consciência para isso", elogiou Sgarioni.


Ele afirmou que a CMTU está à disposição para colaborar com moradores, funcionários de empresas, associações de bairros, escolas, igrejas e outras comunidades que se propuserem a realizar mutirões de limpeza. "Atitudes assim são muito bem-vindas. Dentro das nossas possibilidades, vamos ceder caminhões e pá carregadeira necessários à remoção e ao transporte dos resíduos. Os grupos podem nos procurar para que a parceria seja organizada", garantiu.


Em Londrina, a legislação prevê multa a quem joga detritos em bueiros, terrenos vazios, fundos de vale, ruas e outros logradouros. Quem for flagrado pela fiscalização está sujeito à autuação que pode chegar a R$ 3 mil. Se for constatado crime ambiental, a multa pode chegar à casa dos milhões. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas à CMTU, pelo telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados pelos telefones 99992-1276, 9948-4339 ou 99994-1470.

Em 2017, já foram limpos pela CMTU 57 pontos de descartes irregulares, totalizando 1.500 caminhões e 9 mil metros cúbicos de lixo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade