Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta quinta

CMTU promove atividades educativas no Dia Mundial sem Carro

Redação Bonde
21 set 2016 às 21:25
- Reprodução/CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ideia, nesta quinta-feira (22) é fazer parte deste movimento que propõe discutir a mobilidade urbana e o trânsito do futuro, com a crescente valorização do pedestre. Em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizará o Dia Mundial sem Carro. A partir das 7 horas, as alamedas Miguel Blasi, Manoel Ribas, travessas Padre Eugênio Herter e Padre Bernardo Greis, no entorno da Catedral, estarão fechadas para o trânsito de veículos e estacionamento nas vias públicas. O bloqueio será mantido até as 18h.

Segundo Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU, foram instaladas faixas nos locais, desde a semana passada, para alertar os motoristas, com antecedência. A ação também foi previamente discutida com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), dentre outros setores, para a organização do evento. "A data é comemorada em outros municípios brasileiros e em outros países com o propósito de discutir as tendências dos transportes individuais e coletivos, convidando a população a fazer parte da mudança. Neste ano, Londrina registrou uma frota de mais de 383 mil veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Considerando que a cidade tem cerca de 600 mil habitantes, por mais que se possa investir em planejamento viário, será necessário investir em novos hábitos; na cultura sobre a maneira como nos locomovemos", diz Pacheco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2015, a campanha reuniu mais de 5 mil pessoas durante as atividades da data comemorativa, e a expectativa da CMTU é que a adesão seja crescente a cada ano. "Acreditamos que muitos motoristas irão fazer um esforço, assim como foi no ano passado. Se cada um conversar em casa para oferecer ou ir de carona, pegar ônibus, ir caminhando ou de outra forma que não utilize o carro num único período do dia, já será um começo", incentiva Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de educação no trânsito da CMTU.

Leia mais:

Imagem de destaque
Famílias de baixa renda

Mutirão do Cartão Comida Boa atendeu cerca de 900 beneficiários em Londrina

Imagem de destaque
Temperaturas seguem altas

Previsão do tempo: quarta-feira terá tempo nublado em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril


A programação contará com atividades educativas sobre trânsito e meio ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente, Sanepar, Copel, Faculdade Pitágoras, Sesc, Sest Senat, Econorte, Guarda Municipal e Polícia Militar. Alunos das escolas municipais Norman Prochet e Atanázio Leonel, também do Colégio Mãe de Deus e O Peixinho, participarão das atividades. "As escolas municipais levarão as crianças de transporte coletivo e as particulares, pela proximidade, irão caminhando com os alunos até o local", conta Ribeiro.

Publicidade


A linha Centro Livre, gratuita, estará circulando na região central e será o único veículo autorizado nas alamedas. Para o embarque, é necessário ter o cartão transporte com, no mínimo, um crédito apenas para leitura do dispositivo, sem desconto da passagem. Exceção: idosos (acima dos 65 anos, com apresentação do RG ou documento com foto), Guarda Municipal, Polícia Militar, funcionários dos Correios e agentes de endemias, devidamente uniformizados e identificados.


· Cópia do RG e do CPF

Publicidade


· Confecção na Loja de crédito da rua Quintino Bocaiúva (das 8h às 17h), no Shopping Royal Plaza (das 10h às 19h) ou no Terminal Central (das 7h às 19h)


· Inserir 5 créditos (mínimo)


Linha-Centro-Livre.jpgDe acordo com o gerente de transportes da CMTU, Wilson de Jesus, um único coletivo pode representar 60 carros a menos nas ruas da cidade e isso tem impacto, inclusive, no meio ambiente. "A linha atende quem está mais afastado do Calçadão e deseja ir pagar uma conta, almoçar ou fazer compras, por exemplo, sem a necessidade de ter que ficar procurando uma vaga para estacionar. Neste ano, atendendo as reivindicações de alguns usuários, ampliamos o itinerário até a avenida Higienópolis com a JK – antes ia somente até a rua Pará - para incentivar o uso e o fomento do comércio", explica Wilson.

O ônibus da linha Centro Livre circula das 10h às 16h35, com volta completa num período médio de 25 minutos: saída na avenida Rio de Janeiro, em frente ao Museu Histórico, seguindo pela rua Benjamin Constant, avenida Duque de Caxias, ruas Sergipe, Minas Gerais, alameda Manoel Ribas e travessa Padre Eugênio Herter (ao lado da Praça da Bandeira), alameda Miguel Blasi, rua Pio XII, avenida Higienópolis (até rotatória do colégio Vicente Rijo), continuando pela avenida até a rua Goiás, rua Professor João Cândido, alameda Miguel Blasi, travessa Padre Bernardo Greis (ao lado do Bosque) até o ponto de partida, na avenida Rio de Janeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade