Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Placar do Trânsito

CMTU registra 74 mortes no trânsito de Londrina nos dez primeiros meses do ano

Redação Bonde com N.Com
16 nov 2017 às 20:20
- Arquivo/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) registrou 74 mortes no trânsito de Londrina, de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período de 2016, foram 75 mortes, ou seja, o número em 2017 teve uma leve queda de 1%. Os dados são do Placar do Trânsito, levantamento divulgado nesta quinta-feira (16) pela CMTU.

Das 74 mortes, 30 foram de motociclistas. Em relação ao ano passado, houve queda de 6% no número de mortes. Vinte mortes foram por atropelamento, e 24, por acidentes entre automóveis. Cinquenta e seis mortes foram de homens e 18 de mulheres. A maioria das vítimas tinha entre 31 e 59 anos, seguidas pelas vítimas entre 18 e 30 anos. Trinta e quatro pessoas perderam a vida ainda no local do acidente, 25 morreram nas primeiras 24h, após atendimento médico, e outras 15 morreram após o período de 24h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vias mais letais

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


A via considerada mais perigosa e letal é a Avenida Saul Elkind, com oito mortes. Em seguida, estão as avenidas Dez de Dezembro e a Leste-Oeste, que registraram três e duas mortes, respectivamente. Das rodovias estaduais e federais que cortam Londrina, a PR-445 aparece no topo, com 15 registros, e a BR-369 contabiliza sete mortes.

Publicidade


Autuações


Entre janeiro e outubro, 157.164 autuações foram emitidas na cidade por agentes da CMTU, da Polícia Militar (PM) e pelos aparelhos de monitoramento eletrônico instalados nas ruas e avenidas. Foram 73.422 infrações de excesso de velocidade, 49.855 lançadas via talonário eletrônico e 13.110 flagradas pelos aparelhos que fiscalizam avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Outros 20.777 registros são atribuídos à atuação da Polícia Militar (PM) e a não identificação de condutor infrator.

Publicidade


Exceder a velocidade máxima da via em até 20% continua a ser a irregularidade mais cometida pelo motorista londrinense, com 54.816 casos verificados. Furar o sinal vermelho vem em segundo lugar no rol de infrações, com 13 mil ocorrências, e deixar de utilizar o cinto aparece em terceiro, com 12.334 episódios.


Intervenções

Publicidade


Para tentar conter os motoristas mais apressados e diminuir o número de atropelamentos, a companhia solicitou ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) um projeto de travessia elevada em frente ao Estádio do Café, na Avenida Henrique Mansano. O local de passagem está processo de implantação pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, e depois de finalizada a faixa receberá sinalização.


Situação similar está em desenvolvimento na Avenida Saul Elkind, também na zona norte, onde a companhia iniciou, no último dia 7, a readequação das sinalizações de velocidade máxima permitida. Além da padronização do limite em 50 km/h, a via tem recebido revitalização dos pontos críticos e ganhado placas e pinturas no asfalto informando sobre a presença de radares. A expectativa é que, com a conclusão do trabalho na avenida, a CMTU esteja apta a utilizar a fiscalização eletrônica para conter os que abusam do acelerador.

Segundo o diretor de Trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, os esforços realizados pelo poder público para diminuir a violência viária precisam ser acompanhados de uma mudança de comportamento por parte dos motoristas. "Não adianta a gente incrementar o serviço de sinalização ou colocar mais ficais nas ruas. Tais medidas são importantes e necessárias. No entanto, elas não são suficientes, por si só, no combate aos acidentes e mortes. É preciso que cada ator envolvido na dinâmica das vias tenha consciência do seu papel nesse contexto."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade