Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obras no ano que vem

Conselho Municipal propõe alterar projeto de reforma do Calçadão de Londrina

Simoni Saris - Grupo Folha
30 set 2016 às 09:53
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de revitalização do trecho tombado do Calçadão, entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais (área central de Londrina), aguarda um relatório do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac) para prosseguir. No final de fevereiro, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) anunciou que o projeto estava pronto para ser enviado para avaliação da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura e depois deveria seguir para a Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado, em Curitiba, para ser aprovado. A expectativa era iniciar as obras ainda neste ano. Mas algumas intervenções previstas pelo Ippul foram questionadas pelo conselho que agora discute possíveis alterações no projeto.

Segundo a presidente do Compac, Solange Batigliana, o projeto do Ippul propunha a preservação da Praça Willie Davids da forma como era antes da criação do Calçadão, mas o conselho defende que o projeto mantenha a praça integrada ao espaço, conforme o projeto elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner em 1977. "O Ippul criava um espaço para a praça, como era antes da existência do Calçadão, mas nós entendemos que seria interessante manter o projeto original do Calçadão, feito em 1977, preservando o mobiliário e o paisagismo original", afirmou Solange. "O projeto de revitalização pode servir para guardar um registro da nossa história." Naquele trecho está localizado o Cine Teatro Ouro Verde, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Tinha vários itens (no projeto do Ippul) que estavam descaracterizando o projeto original", disse a diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes. Para que a revitalização pudesse deixar o Calçadão o mais próximo possível do que era quando foi criado, no final da década de 1970, a secretaria resgatou partes do projeto original e o que não pode ser recuperado nos arquivos do município foi solicitado ao escritório de Jaime Lerner, em Curitiba. "Estamos fazendo uma grande pesquisa e juntando informações sobre o Calçadão para subsidiar o Ippul", destacou Vanda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


A comissão técnica do Compac que estuda as modificações no projeto do Ippul foi criada em 31 de agosto e o prazo para encerramento das discussões era 23 de setembro, mas foi prorrogado até 18 de novembro. O arquiteto e diretor de Projetos do Ippul, Humberto Leal, ressaltou que o instituto participa ativamente das reuniões do conselho para dar celeridade ao processo. "A gente tem interesse de finalizar isso o quanto antes para deixar o processo pronto para entrar no quadro de obras do município." O diretor disse não poder precisar prazos para início das obras já que o projeto, após ser finalizado pelos órgãos municipais, ainda deverá ser aprovado pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado.

O projeto elaborado pelo Ippul prevê a manutenção do piso em petit-pavé em preto e branco e com os desenhos originais, mas o calçamento deve ser removido para nivelamento do solo e recolocado posteriormente. Também estão no projeto a construção de calçadas para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência física e visual e de grelhas subterrâneas para escoamento da água. O mobiliário, que inclui luminárias, lixeiras, floreiras e bancos devem ser substituídos por modelos iguais aos instalados nos outros pontos do Calçadão que já passaram por reforma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade