Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto 'Criança em Alerta'

Desaparecimento de crianças será tema de reunião pública na Câmara nesta quarta

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 mai 2017 às 11:48
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os trabalhos desenvolvidos pela única delegacia especializada no País em investigar casos de crianças desaparecidas serão mostrados na Câmara Municipal de Londrina durante reunião pública nesta quarta-feira (24), às 16 horas, pela delegada chefe do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Iara Laurek Dechiche.

O debate será coordenado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e deverá contar com a presença de representantes de Centros de Educação Infantil, escolas municipais, conselhos tutelares, Secretaria de Assistência Social, Guarda Mirim e polícias Civil e Militar, entre outras instituições.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A delegada do Sicride estará acompanhada de integrantes de sua equipe de trabalho, como investigadores e um artista forense, responsável pelo laboratório voltado à identificação do suspeito por meio de técnicas baseadas na antropologia forense. Na quinta-feira (25), Dia Internacional da Criança Desaparecida, Iara Dechiche também participará da sessão ordinária do Legislativo, às 14h30, para falar sobre o tema.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


A partir da visita da equipe a Londrina, o Sicride pretende incluir o município e região no Projeto "Criança em Alerta", que tem o objetivo de reduzir os casos de desaparecimento e rapto de crianças até 11 anos, faixa etária atendida pelo serviço. "Começamos a desenvolver este trabalho de conscientização e prevenção nas escolas da Região Metropolitana de Curitiba, inclusive com o uso de uma cartilha que alerta para os riscos de contato com estranhos. Este ano começamos a expandir o projeto para outras regiões do Estado, por isso ficamos muito felizes com o convite para participarmos desta reunião pública em Londrina", ressalta a delegada Iara Dechiche.

Publicidade


De acordo com a policial, atualmente há 26 casos de crianças desaparecidas não solucionados no Paraná, alguns deles registrados nas décadas de 1980 e 1990. Estes casos motivaram a criação do Sicride, com o objetivo de condensar as investigações. "Na época encontrava-se em atuação aqui no Sul, principalmente no Paraná e Santa Catarina, a quadrilha de Arlete Hilu (líder de grupo criminoso que entregava recém-nascidos a uma rede internacional de tráfico de bebês). Hoje somos a única delegacia exclusiva para este tipo de investigação. Nas demais regiões do Brasil os casos são atendidos nas Delegacias de Proteção à Pessoa (DPPs)", esclarece a delegada.


Ocorrências diárias


Os números revelados pela chefe do Sicride são preocupantes. "Todo dia desaparece uma criança no Paraná. Os casos, na grande maioria, se resolvem rapidamente, mas requerem investigação. Participamos de praticamente todas elas, monitorando e dando o auxílio necessário", explica a policial. Em 2016 foram registrados dois desaparecimentos ainda não solucionados, um deles na região de Cascavel e outro na região de Ivaiporã.

Para o vereador Junior Santos Rosa (PSD), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a reunião pública será uma importante oportunidade de trazer mais informações para a comunidade e mostrar como trabalha o Sicride. "Como integrantes de uma comissão que atua junto às crianças e aos adolescentes temos a obrigação de conhecer serviços como este, prestado pelo Sicride, saber como os trabalhos são realizados, quais são suas demandas e permitir que a comunidade também os conheça", afirma o parlamentar. O debate deve contar ainda com a participação dos vereadores Amauri Cardoso (PSDB) e Pastor Gerson Araújo (PSDB), respectivamente vice-presidente e membro da comissão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade