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Plantão de atendimento

Estudantes fazem fila para conseguir passe livre neste sábado

Edson Ferreira - Grupo Folha
18 fev 2017 às 11:44
- Fábio Alcover/Grupo Folha
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Centenas de pessoas formavam uma longa fila na Loja de Atendimento do transporte coletivo municipal, rua Quintino Bocaiuva, 351, na manhã de sábado (18), à espera de atendimento para o passe livre oferecido a todos os estudantes de Londrina. A cena vem se repetindo diariamente, desde que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou o período para cadastramento e renovação dos dados, no último dia 26 de janeiro. O atendimento em regime de plantão neste sábado ocorre das 8 às 12 horas, na Quintino e no Terminal Central.


Diferente do ano passado, quando o atendimento foi aberto no começo de janeiro, em 2017 a CMTU alterou o cronograma e muitos alunos já retornaram às aulas sem acesso o benefício. A companhia alega que transição administrativa provocou o atraso. Para a dona de casa Zilma Santos, que acompanhava a neta, "é uma tremenda falta de respeito o que fazem com a gente, eu já passei aqui outras vezes e está sempre assim". Embora o pedido de novos cartões e a atualização dos dados possam ser feitos até o dia 31 de março, Zilma atribuiu a grande procura ao descompasso da CMTU com o calendário escolar. "O que adianta esse prazo ir até março se nossos filhos e netos já estão na escola, nós já estamos pagando a passagem!"

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A estudante Larissa Inácio se queixou da dificuldade para obter informações. "É a terceira vez que venho, espero ser atendida hoje. Eu trouxe a documentação da lista, mas disseram que faltava um carimbo, perdi meu tempo. Disseram que poderia voltar no Terminal, mas lá é só para renovação." A Loja de Atendimento é o único posto que também faz o primeiro cartão, além da renovação. Os demais postos – Shopping Royal Plaza e Super Muffato da Duque de Caxias – fazem somente renovação durante o expediente semanal. As senhas são entregues até às 15 horas e não valem para o dia seguinte.

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Também tentando pela segunda vez atualizar os seus dados, a estudante Aline Cristina Galdino se queixou da demora. "As filas estão enormes e enquanto isso estamos pagando o transporte." O atendimento para cada novo cartão demora de 10 a 15 minutos. Em outras cidades, como Maringá, o mesmo serviço é feito online e o usuário vai até a loja apenas buscar o seu cartão, pronto.


Fábio Alcover/Grupo Folha
Fábio Alcover/Grupo Folha - A estudante Aline Cristina Galdino tenta, pela segunda vez, atualizar os seus dados
A estudante Aline Cristina Galdino tenta, pela segunda vez, atualizar os seus dados


Outra mudança feita pela CMTU, que gerencia o transporte coletivo na cidade, foi a distância que o aluno mora da escola, que até o ano passado bastava ser superior a mil metros. Agora para ter passe livre o estudante deve comprovar que mora a uma distância superior a 1,5 mil metros. O comprovante de endereço deve ser dos últimos 30 dias; conta de energia elétrica, água ou telefone fixo, em nome do aluno, ou do responsável legal, ou do cônjuge.

Fábio Alcover/Grupo Folha
Fábio Alcover/Grupo Folha


Até o momento foram feitos cerca de 7 mil atendimentos. No ano passado, o passe livre beneficiou mais de 32 mil alunos em Londrina. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cmtuld.com.br ou pelo 0800 400 7020.


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