Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Golpe

Falso sequestro acorda moradores de condomínio na zona sul de Londrina

Paulo Monteiro - Grupo Folha
17 jul 2017 às 15:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na última semana, vários moradores de um condomínio localizado na zona sul de Londrina foram despertados por "sequestradores" de plantão. O velho e conhecido golpe do falso sequestro voltou a deixar muita gente de "cabelo em pé". Telefonemas acabaram com o sossego da madrugada. Do outro lado da linha, a voz desesperada gritava: "mãe (ou pai), me ajuda. Fui sequestrado (a). Não chame a polícia, por favor...".

Normalmente, o "modus operandi" do golpista se baseia em ligações feitas aleatoriamente. Como os bandidos conseguem os telefones? Os números podem ser obtidos por meio de listas telefônicas e agendas de aparelhos celulares roubados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de "manjado" na praça, o golpista se aproveita do nervosismo para convencer a vítima. Além das ameaças, inclusive de morte, do outro lado da linha o falso sequestrador simula até uma tortura. A suposta iminência de perder o ente faz com que a vítima atenda à exigência. Na maior parte dos casos, os telefonemas são feitos do interior dos presídios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina


Caso o autor seja identificado, ele pode responder por extorsão, ato de obrigar alguém a tomar um determinado comportamento, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro. A pena é de quatro a 10 anos de reclusão e multa.

Publicidade


A reportagem tentou ouvir também a administração do condomínio, mas não conseguiu uma resposta até o fechamento da matéria.


‘Apesar de antigo, muita gente ainda cai’

Publicidade


De acordo com o delegado Edgard Soriani, responsável pelo 1° Distrito Policial e pela Delegacia de Estelionato, o golpe não é mais aplicado com tanta frequência. "A incidência vem diminuindo nos últimos anos, mas ainda é aplicado. Por semana, pelo menos um boletim de ocorrência é registrado em nossa delegacia", comenta.


A pessoa não desconfia que é vítima de um golpe e passa a obedecer aos comandos do bandido até realizar os depósitos bancários. Mesmo após o prejuízo, algumas vítimas não procuram a polícia.


"Normalmente, a pessoa fica envergonhada e acaba não tendo coragem de ir até a delegacia formalizar a denúncia. Assim como o golpe do bilhete premiado, antigo e conhecido, ainda tem muita gente que cai no falso sequestro".

Com a intenção de evitar que mais pessoas sejam afetadas, a Polícia Civil se reúne com grupos de moradores e alerta sobre os delitos. A recomendação é que a vítima mantenha a calma caso receba este tipo de ligação. O 1° Distrito Policial está localizado na rua Tupi, 363, centro de Londrina. O telefone é 3325-7570.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade