Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vitrine do campo

Fazendinha é ponto tradicional de visitação na Expo Londrina

Amanda de Santa
05 abr 2017 às 11:14
A Fazendinha é um ponto tradicional de encontro entre visitantes e profissionais da área agrícola - Ludmila Pelissari Hernandes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ponto de encontro dos produtores rurais, a Via Rural Fazendinha, do Emater, trará muitas atrações e algumas novidades na ExpoLondrina 2017. Um dos destaques será a vitrine do Turismo Rural, que este ano ganhou mais espaço e, além de promover a degustação de pratos típicos paranaenses, oferecerá aos visitantes a prática da escalada. A tradicional Maquete Ambiental vai discutir a sustentabilidade no campo e exibirá um trem movido a energia solar. Estão previstos 13 eventos técnicos, que serão realizados em parceria com a Folha de Londrina, e 28 oficinas com temas variados, que vão do café ao artesanato.

O gerente regional do Emater em Londrina, Sérgio Luiz Carneiro, diz que a Fazendinha é um espaço, dentro do Parque Governador Ney Braga, pensado especialmente para o produtor rural e a vida no campo. As 25 unidades didáticas da Via Rural trazem informações e orientações sobre as principais atividades econômicas do Norte do Paraná – como grãos e leguminosas, avicultura de corte, frutas e hortaliças, café, produção de leite e mel, aquicultura, pecuária de corte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Carneiro lembra que a Fazendinha também discutirá as variadas possibilidades de geração de renda no campo, o aperfeiçoamento da produção e da produtividade, e promoverá o debate sobre questões ambientais. A maquete, por exemplo, trata este ano da implantação de sistemas sustentáveis, mostrando aos produtores as possibilidades de uso da energia solar no meio rural.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


Já a Trilha da Biodiversidade, segundo a coordenadora regional de educação ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Leliana Casagrande Luiz, terá quatro eixos temáticos: água, vegetação, resíduos e produtos sustentáveis. Quem passar por lá vai aprender sobre os impactos da poluição e do desmatamento, ver a quantidade de resíduos gerada por uma pessoa durante uma semana, e ainda descobrir como reaproveitar a borra de café, por exemplo. "A trilha é um laboratório vivo de muitas informações", descreve. Ao final do passeio, a partir de segunda-feira (3), os visitantes poderão preencher uma ficha e concorrer a uma bicicleta.

Publicidade


Agricultores de várias partes do Estado vão expor os já conhecidos e deliciosos produtos da agroindústria familiar num espaço dentro da Fazendinha chamado de "Armazém do Campo" e também em um pavilhão maior, fora da Via Rural, que levará o nome "Cores e Sabores". Os visitantes poderão provar e levar para casa geleias, patês, doces, embutidos, condimentos, pimentas, conservas, sucos, biscoitos, entre outros. "A agroindustrialização gera renda, emprego e ocupação da mão de obra familiar no campo", afirma Sérgio Carneiro.


A vitrine do Turismo Rural, segundo ele, teve o espaço ampliado e vai mostrar aos visitantes como a atividade pode ser explorada pelas propriedades sob vários aspectos, do lazer, cultural, pedagógico, e principalmente, como negócio. Haverá degustação de pratos típicos do meio rural paranaense e atividades de aventura, como a escalada, que poderá ser praticada no bosque com a supervisão dos bombeiros.

Carneiro lembra que a Via Rural tem a função de ser uma vitrine, despertar a curiosidade, oferecer conhecimento, fazer com que as pessoas sintam o cheiro, experimentem os sabores e contemplem as belezas do campo. A expectativa é que, durante os dez dias de feira, os técnicos do Emater atendam de 3 mil a 5 mil produtores rurais. Pela Fazendinha devem passar, também, excursões de escolas, entidades e lideranças do agronegócio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade