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Desrespeito

Fila para fazer RG em Londrina começa na madrugada

Fernanda Borges/Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Ontem, moradores começaram chegar às 4h30 para garantir atendimento; falta de funcionários e de equipamento dificulta o traba - Fabio Ciquini/Equipe Folha
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Ainda estava escuro quando a reportagem da FOLHA chegou ao posto de atendimento do Instituto de Identificação, localizado na Rua Maranhão (Centro de Londrina). Mais de 30 pessoas já estavam em frente ao órgão. Enfrentar fila para fazer a carteira de identificação (RG) ou retirar a segunda via tem se tornado rotina nas últimas semanas para londrinenses e moradores da região. Às 8 horas, quando o posto abriu, havia mais de 90 pessoas na fila, mas apenas 50 senhas são distribuídas diariamente. Ontem de manhã, porém, um grupo que estava na fila se revoltou com a situação. Por causa disso, os funcionários tiveram que entregar 18 senhas a mais.

O casal César Augusto e Ana Paula Bertelli, de Paranavaí (Noroeste), foi o primeiro a chegar, às 4h30. ''Viemos pra Londrina ontem (terça-feira), dormimos num hotel. Lá em Paranavaí tem um posto, mas como estamos precisando retirar uma via diferenciada do RG para uma viagem no exterior, solicitar o documento aqui em Londrina é mais rápido'', comentou o empresário.

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A assistente de marketing Luciana de Souza e a amiga Luiza Aparecida Faria tiveram que acordar as filhas de 12 anos bem cedo pra garantir o segundo lugar na fila. Moradoras do Jardim Santa Rita (Zona Oeste), as duas chegaram às 4h50 pra não correr o risco de ter que voltar pra casa sem serem atendidas.

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A estudante Anne Karoline Guidotti, que precisa providenciar todos os documentos porque foi vítima de um roubo, também estava na fila. ''Cheguei aqui ontem (terça-feira) às 7 horas e não consegui ser atendida. É complicado porque a gente tem que correr o risco de madrugar aqui, ficar nessa rua escura e ainda pode não ser atendida'', reclamou.

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De acordo com os funcionários do posto, que não quiseram se identificar, cada atendimento leva entre 15 e 40 minutos. Segundo eles, é por isso que são distribuídos ''controles'' que garantem o atendimento de somente 50 pessoas por dia. A unidade está com quatro dos seis funcionários trabalhando. Além disso, das quatro máquinas, uma está em manutenção.


O outro posto em Londrina, localizado na Avenida Saul Elkind (Zona Norte) e que possui somente dois funcionários, também enfrenta dificuldades para dar conta do atendimento. Os funcionários informaram que a unidade tem capacidade para providenciar de 15 a 20 documentos dor dia, mas está atendendo pelo menos o dobro de pessoas. Muitas ainda são dispensadas para retornar no dia seguinte.

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Apenas três unidades são informatizadas


Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), o posto conta com seis funcionários, mas um deles está de licença médica e outro foi designado para Operação Verão no Litoral do Estado. Ainda de acordo com a assessoria, das quatro máquinas da unidade, uma está em manutenção. A Sesp garantiu que até a semana que vem os funcionários retornarão e o equipamento já estará pronto para operar.


São cerca de 400 unidades do Instituto de Identificação no Estado, porém, somente em Londrina, Curitiba e Cascavel os postos são informatizados, o que possibilita um processo digital na captação de imagem e assinaturas. Pelo fato do processo agilizar a entrega dos documentos, esses núcleos tem atraído pessoas de outras cidades.

Ainda segundo a Sesp, é comum essa época de ano haver um aumento na procura pela retirada do documento, porém, não é possível fazer agendamentos de atendimentos. A Sesp informou ainda que os números, ou senhas, são distribuídos para garantir que a quantidade de pessoas na fila possa ser atendida dentro do horário de funcionamento dos postos, das 8 às 17 horas.


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