Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Treinamento

Guarda Municipal realiza adestramento de cães para reforçar patrulhamento

Redação Bonde com N.Com
15 fev 2017 às 15:05
- Divulgação/Bruno Amaral
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Guarda Municipal de Londrina (GML) está fazendo o adestramento de cães para reforçar as rondas da corporação. Além de atuarem em operações de apreensão de drogas e armas, os cães também vão exercer função social, em visitas a escolas, hospitais e centros de convivência para idosos.

O projeto tem por objetivo proporcionar segurança efetiva e contínua, oferecendo ações integradas de prevenção, defesa e proteção ao cidadão. O trabalho foi idealizado em 2014, pelo guarda municipal Jesse Vander Bortoto e passa a ser realidade nesta gestão. "Em 2014 eu estive na Guarda Civil Municipal de Guarulhos. Lá eu participei de um curso de qualificação sobre canil e tive a ideia de montar o projeto", contou Jesse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, estão sendo treinados quatros cães, dos quais três da raça Doberman e um da raça Pastor Belga Malinois. O treinamento é feito todos os dias, na sede administrativa da Guarda Municipal, que fica na rua professor Joaquim de Matos Barreto, 333, no Jardim Higienópolis. Os cães estão sendo treinados por seis guardas municipais condutores, todos capacitados, com cursos de adestramento e de condução de cães. Os cachorros também estão recebendo os cuidados da veterinária voluntária Sarah Crespo.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Previsão de volta até o fim do dia

Rompimento de cano deixa condomínios da Zona Sul de Londrina sem água

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
Temperatura máxima de 25°C

Previsão do tempo: quinta-feira será de Sol e temperatura amena em Londrina


Segundo Bortoto, para que o cão esteja totalmente pronto é necessário pelo menos um ano de treinamento. "A Pastora Belga Malinois está sendo treinada há um ano e dois meses. Os outros, há cerca de três meses", informou.

Publicidade


Divulgação/Bruno Amaral
Divulgação/Bruno Amaral


De acordo com o guarda, apesar dos cães ainda estarem em treinamento, o trabalho já vem apresentando resultados positivos. A Pastora Belga Malinois já atuou em duas operações, ambas com sucesso. "Na primeira, que aconteceu há cerca de um mês, ela encontrou 62 pinos de cocaína em um terreno vazio, na região oeste. Na segunda, há duas semanas, ela prestou apoio ao Serviço Reservado da GM, quando localizou nove porções de maconha, também em um terreno baldio. Além da droga, nessa operação, foi apreendido um menor e R$ 200,00 em dinheiro", informou.


Bortoto contou que o próximo passo do projeto é a construção de um canil. Após a construção, a GM pretende atuar com mais seis cães. "Pretendemos treinar um cão para fazer busca e salvamento de pessoas perdidas", destacou.


Divulgação/Bruno Amaral
Divulgação/Bruno Amaral


Função Social - Além de atuarem na apreensão de drogas e armas, os cães também serão utilizados em função social. "Um importante objetivo deste projeto é a parte social. Queremos levá-los a hospitais, escolas e centros de convivência para a pessoa idosa, para que eles levem alegria a essas pessoas", ressaltou.

Para solicitar a visita dos cães é necessário entrar em contato com a Guarda Municipal, pelo telefone 153 ou 199, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade