26/07/17
26º/13ºLONDRINA
31/10/2011 19:04
Golpe em bancos

Hacker é preso em flagrante em Londrina

Um hacker de 27 anos foi preso durante a manhã desta segunda-feira (31) em Londrina. O homem era funcionário de uma empresa de informática que presta serviços a um provedor de internet da cidade. De acordo com a Polícia Federal (PF), o hacker estaria atuando há pelo menos dez meses no município. O acusado participaria de esquema de clonagem de sites de bancos. O golpe prejudicou milhares de londrinenses, que tiveram suas senhas e dados bancários 'roubados'.

O jovem é formado em Administração de Sistemas de Informação. Ele trabalhava de forma conjunta com pelo menos outro hacker da região nordeste do país. Segundo a PF, o 'parceiro' do acusado fez a clonagem de sites de diversos bancos. Enquanto isso, o londrinense tinha o trabalho de invadir o provedor local e redirecionar os usuários para os endereços eletrônicos clonados. "Ele estava há dez meses atuando, de 2 a 3 horas por dia'', comentou o delegado da PF, Elvis Secco.

O esquema dava certo por que os usuários não percebiam que estavam em uma página clonada e logavam no site. Os hackers conseguiam, com isso, obter login e a senha dos clientes bancários. De acordo com a Polícia Federal, os acusados se utilizavam das informações para pagar boletos e fazer transferências pela internet. Eles ofereciam, por exemplo, pagamento de um boleto no valor de R$ 10 mil, para pessoas em salas de bate papo, e em troca recebiam 50% do valor.


A PF só chegou até o hacker depois que recebeu uma denúncia do proprietário da empresa onde o acusado trabalhava. O jovem, que seria de classe média alta, confessou o crime. Segundo a Polícia Federal, é possível que o hacker londrinense seja apenas uma peça de um grande esquema de roubo de dados bancários.

O crime cometido pelo hacker ainda não está previsto na legislação brasileira. Por isso, ele vai responder por estelionato, com agravante de lesar uma instituição financeira, cuja pena máxima é de 8 anos de prisão. (com informações do repórter Davi Baldussi, da Folha de Londrina)
Redação Bonde
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: