Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Dinho do Porco'

Justiça revoga prisão de empresário acusado de pagar propina para auditores da Receita Estadual

Rafael Machado - Redação Bonde
26 abr 2017 às 08:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Juliano Nanuncio, colocou em liberdade o empresário Aparecido Domingues dos Santos, mais conhecido como "Dinho do Porco", denunciado pelo Ministério Público por criar empresas de fachada para sonegar impostos. Ele ainda é acusado de, com Antonio Luiz da Cruz, ter pagado propina para auditores da Receita Estadual presos durante a Operação Publicano, que descobriu um esquema criminoso instalado há anos no órgão. A decisão é da última terça-feira (25).

Santos foi preso há 11 meses. Ele responde por supostamente integrar organização criminosa, além dos crimes de corrupção ativa, falsidade ideológica e corrupção de menores de 18 anos. Segundo Nanuncio, o tempo que o empresário está detido é "desproporcional" às acusações. Além disso, o magistrado argumentou que o avançado nível de instrução das audiências da Operação Publicano na 3ª Vara Criminal não prejudicariam a "ordem pública".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com o MP, o principal delator da Publicano, o ex-auditor Luiz Antônio de Souza, em liberdade desde o dia 5 de abril, teria exigido R$ 1 milhão de "Dinho do Porco", natural de Quatiguá, no Norte Pioneiro. Souza teria feito chantagem para não citar o nome do empresário nos depoimentos. No entanto, ele atrasou o pagamento e Luiz Antônio, apesar de preso, começou a pressioná-lo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Coleta seletiva

Ainda sem acordo, contrato entre a CMTU e sete cooperativas vence nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Com 1,6 mil vagas no início

Multinacional indiana TCS anuncia expansão de centro de entregas em Londrina

Imagem de destaque
Arena estava lotada

Chuva não impediu Ana Castela de brilhar em show no último dia de ExpoLondrina

Imagem de destaque
Salários atrativos

Candidatos fazem prova de concurso público estadual em Londrina

Segundo os promotores, pessoas próximas ao ex-auditor foram orientadas a cobrar a dívida de "Dinho do Porco". Logo depois, o delator teria pedido para que colegas da penitenciária fizessem ameaças ao empresário. Foi então que Santos pagou o que devia com nove caminhões e uma caminhonete. Por supostamente ter comandado o negócio de dentro da unidade prisional, Luiz Antônio teve o primeiro acordo de delação premiada quebrado com o Ministério Público.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade