Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais segurança

Lei permite que motoristas parem fora das áreas de embarque

Vítor Ogawa - Grupo Folha
12 jan 2017 às 17:04
- Saulo Ohara/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de facilitar a vida dos usuários, começou a vigorar neste ano em Londrina uma lei que permite que os motoristas parem fora das áreas de embarque. A regra vale para qualquer hora do dia para os deficientes físicos e das 23 às 5 horas para o público feminino e terceira idade.

O gerente de Transportes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson de Jesus, explica que a divulgação sobre a nova lei que permite embarque e desembarque fora dos pontos será realizada na próxima semana. Serão afixados adesivos no interior dos ônibus. "Quando surgiu a proposta dessa lei, a CMTU foi favorável, desde que respeitadas a legislação de trânsito no local", destaca. Ele afirma que as concessionárias ficarão responsáveis pela divulgação da nova lei aos 1,9 mil funcionários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo Jesus, a prática já era comum entre os motoristas, principalmente para os ônibus conhecidos como Corujão, que possuem um itinerário alternativo. Questionado sobre o início do horário para as mulheres (23 horas, enquanto em outros municípios começa uma hora mais cedo), ele aponta que obedece características locais. "Às 22 horas as alunas nem saíram da faculdade. Até elas pegarem o ônibus, chegarem ao terminal central e pegarem os ônibus que vão para suas casas, chega o horário das 23 horas."

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


A empresa Transportes Coletivos Grande Londrina afirma, por meio de nota, que os motoristas serão orientados a cumprir a lei. "A empresa sempre viu com bons olhos os motoristas que embarcam e desembarcam passageiros idosos ou com necessidades especiais fora dos pontos de ônibus, desde que obedecida a legislação de trânsito que determina os locais permitidos para estacionar", diz trecho da nota enviada à reportagem.


A empresa adverte que é preciso lembrar, porém, que nem todos os locais facilitam o acesso de cadeirantes aos ônibus. A Grande Londrina apontou também que nos horários de maior movimento, devido à proximidade dos pontos ônibus já existentes, caso ocorra muitas paradas para embarque e desembarque fora dos pontos, podem ocorrer atrasos nas viagens.

Leia mais na edição desta quinta-feira (12) da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade