Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Jardim Paraíso

Lixão tira o sossego em bairro da zona norte de Londrina

Paulo Monteiro - Grupo Folha
09 jan 2017 às 18:28
- Paulo Monteiro/NossoDia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma visão nada paradisíaca. Montanhas de lixo ameaçam o estado de tranquilidade dos moradores da zona norte da cidade. A sujeira ocupa várias ruas de um loteamento vizinho ao Jardim Paraíso e chega a impedir a circulação de veículos pela região.

Segundo a comunidade, o terreno não é limpo há mais de um ano. O mau cheiro, o incêndio e o risco da dengue preocupam e incomodam muita gente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além do Paraíso, o lixão está localizado entre os bairros Pacaembu, Milton Gavetti e Lago Norte. "Este espaço foi loteado há uns quatro anos. Colocaram postes, instalaram fios de energia, luzes, mas que não duraram muito tempo. Tudo foi arrancado (furtado). Ficaram só as ruas", relembra o pintor Evando Ramos da Cruz. Ele mora no Jardim Paraíso e dá detalhes de como é ser vizinho do depósito de resíduos clandestino.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório

Imagem de destaque
Primeira ação de 2024

Projeto de Londrina atende 112 alunos da rede municipal em consultas oftalmológicas em escola da Zona Leste

Imagem de destaque
"Precisamos ser ouvidos"

Motoristas de aplicativo fazem paralisação nacional contra Projeto de Lei

Imagem de destaque
Trânsito

Homem morre em acidente entre dois caminhões na BR-369 em Londrina, em frente à Cacique


"Horrível, né!", dispara. "Deve ter muitas garrafas e embalagens com água parada aí. Muita dengue. O pior é que as pessoas ainda colocam fogo em parte desse lixo. A fumaça incomoda bastante. Isso sem falar dos animais mortos que são deixados todos os dias. Quando o sol está muito quente, o fedor vai para dentro das nossas casas. Imagina só?", detalha Cruz sobre o cheiro nauseabundo.

Publicidade


Paulo Monteiro/NossoDia
Paulo Monteiro/NossoDia


A rua Antônio Batistela chegou a ser bloqueada pela grande quantidade de lixo. Hoje a via não leva a lugar algum. O eletricista Ulisses Lirola da Silva trabalha em frente ao "depósito de resíduos" e diz que o descarte ocorre durante o dia e a noite. "Carroceiros e mais carroceiros descarregam todo o tipo de material: sofá, entulho, pneu, galho. Alguns até durante o dia, mas a maioria aproveita a escuridão da noite", revela o eletricista. A comunidade afirma que já pediu ao município a limpeza do terreno, porém lamenta que há mais de um ano não é atendida.


Prioridade de atendimento

O jornal NOSSODIA também ouviu a assessoria de comunicação da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Ela informou que a atual presidência já vistoriou os pontos que acumulam resíduos irregularmente em Londrina e que a companhia está finalizando a programação de atendimento, que deve ser iniciada no próximo dia 16 de janeiro. O "lixão" próximo ao Jardim Paraíso deve ser um dos primeiros da lista. A população também pode auxiliar denunciando descartes irregulares, ligando nos telefones 3379-7900 (CMTU) e 153 (Guarda Municipal). Jogar lixo em espaço urbano é crime e pode ser punido com multa, aplicada por agentes da CMTU e da Guarda Municipal. No entanto, dependendo da gravidade do dano, a pena pecuniária imposta pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente) ou IAP (Instituto Ambiental do Paraná) pode chegar a R$ 50 milhões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade