Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lei de Acesso à Informação

Londrina cai da 81ª para a 582ª posição na Escala Brasil Transparente

Mariana Guerin - Redação Bonde
12 mai 2017 às 09:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina caiu 3,06 pontos na Escala Brasil Transparente (EBT), que traça um panorama dos governos municipais do País. Na terceira avaliação, divulgada esta semana, Londrina , que figurava entre os 65 municípios com nota 7 e 8,99, agora está com nota 5,5. Na segunda pesquisa, feita entre agosto e novembro de 2015, o município ocupava a 81ª posição do ranking, com nota 8,61.

Nesta última avaliação, realizada entre julho e dezembro de 2016, o município ocupa apenas o 582º lugar, com a mesma pontuação das paranaenses Bela Vista do Paraíso e Capanema e as cidades de Afogados da Ingazeira (PE), Águas da Prata (SP), , Belém (PA), Goiás (GO), Guaratinguetá (SP), Nova Palmeira (PB), Oliveira dos Brejinhos (BA), Pau Brasil (BA), Pindorama (SP), São Domingos do Norte (ES) e Solânea (PB).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na relação das capitais, Curitiba figura ao lado de Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luiz (MA), São Paulo (SP) e Vitoria (ES) como as mais transparentes, com nota 10.

Leia mais:

Imagem de destaque
Está na Santa Casa

Vereadora Mara Boca Aberta passa mal e é internada nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Londrina

Cooperativas de reciclagem renovam com CMTU à espera de um futuro contrato melhor

Imagem de destaque
Precarização

Motoristas de aplicativos lançam plataforma exclusiva para Londrina

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Com novo volante, Londrina EC chega a 12 contratações para a Série C


Maceió (AL), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) têm nota 9,72; Boa Vista (RR), 9,58; Brasília (DF) e João Pessoa (PB), 9,16; Palmas (TO), 8,75; Porto Alegre, 8,33; Goiânia (GO) e Salvadior (BA), 7,91; Campo Grande (MS), 7,63; Macapá (AP), 7,22; Teresina (PI), 6,52; Natal (RN), 6,38; Manaus (AM), 6,11; Rio de Janeiro, 5,83; Belém (PA), 5,55; Aracaju (SE), 3,47 e Florianópolis (SC), 2,08.

Publicidade


Entre as variações positivas no ranking estão Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, São Luiz, , Vitória, Maceió, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Porto Alegre, Salvador, Campo Grande, Macapá, Teresina, Manaus, Belém e Aracaju. Apenas sete capitais perderam pontuação na escala de transparência e três mantiveram-se com as mesmas notas (Curitiba, Recife e São Paulo).


Entre os municípios com nota máxima, Clevelândia e Curitiba se destacam no Paraná. A cidade do Oeste apresentou variação de 10 pontos em relação à segunda avaliação da Escala Brasil Transparente, enquanto a Capital manteve a mesma nota da última avaliação.

Publicidade


Pesquisa


O trabalho revelou que 25 dos 27 estados analisados, incluindo o Distrito Federal, obtiveram nota acima de 8. O Amapá, que tirou 0 à época da avaliação (de junho a dezembro de 2016), já se encontra em situação diferente, uma vez que o governo estadual regulamentou a Lei de Acesso à Informação (LAI) em março de 2017. Já entre as capitais, 74% apresentaram resultado igual ou superior a 7.

Publicidade


Com relação aos 2.328 municípios pesquisados, no comparativo com a última avaliação, foi constatado que dobrou o número daqueles que obtiveram nota 5 ou mais (de 15% para 30% do total). As cidades com nota 0 caíram de 52% na EBT 2 para 22% na EBT 3. Entre os fatores que contribuíram para esse resultado estão: queda de exigências que dificultam ou impedem os pedidos; aumento da disponibilidade de canal para solicitar informação; ampliação dos entes que regulamentaram a LAI; e aumento daqueles que responderam às perguntas dos auditores.


A análise, realizada entre junho e dezembro de 2016, aponta significativa melhora no conjunto dos entes avaliados em relação a questões de transparência pública, como: regulamentação da LAI; existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas.

Publicidade


"Os números da escala mostram que estamos no caminho certo, mas que temos muito a avançar", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Transparência, Wagner Rosário. "As próximas edições terão um viés de fomento do controle social. Hoje avaliamos os órgãos. Agora queremos saber a qualidade do atendimento e a efetividade das respostas recebidas pelo cidadão", destacou.


EBT

Publicidade


A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.


Resposta

Publicidade


Em nota, a prefeitura disse que "recebeu com surpresa a terceira avaliação da Escala Brasil Transparente... que tirou Londrina da 81ª para a 582ª posição nacional... e está analisando os resultados obtidos na pesquisa".


A nota completa elencando as diversas ações da prefeitura para se tornar um município mais transparente, entre elas: o prefeito autorizou a Controladoria-Geral do Município a ampliar o número de auditores no setor, contratando em um primeiro momento mais três profissionais; ampliação das ações visando maior transparência, principalmente nas licitações públicas, contando com o apoio de entidades como o Observatório de Gestão Pública de Londrina, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e a Universidade Estadual de Londrina (UEL); discussões em torno das licitações, principalmente as maiores do Município, serão realizadas com antecedência, com tempo hábil para suprimir as dúvidas e corrigir o que for preciso para melhorar e agilizar o processo; a prefeitura também reativou o Comitê Gestor do Plano Municipal de Transparência e Controle Social, que está debatendo o novo Plano Municipal de Transparência; também há o fomento à participação do Município no Programa Compra Londrina, visando seu crescimento e fortalecimento. Foi determinada ainda a realização de verificação dos 30 maiores contratos do município, que resultará em uma melhor elaboração dos contratos a serem assinados pelo Município, visando mais transparência nas informações.


A nota continua: "A Prefeitura de Londrina também está avaliando a viabilidade de regulamentação da Lei 12.846 (Lei Anticorrupção), que estabelece o Programa de Integridade e os acordos de Leniência firmados com as empresas. Sobre as informações, no Portal da Prefeitura, está sendo trabalhada uma repaginação geral do site, melhorando o fluxo de informações, tornando-as mais acessíveis e rápidas. Também houve a ampliação na Ouvidoria-Geral do Município de dois para quatro ouvidores, atendendo da melhor forma a população e dando maior fluidez e transparência aos pedidos formalizados junto ao órgão. Os pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), cresceram significativamente na Ouvidoria-Geral do Município. De acordo com dados no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), desde a sua implantação em outubro de 2016 até dezembro, foram 38 processos formalizados. Em 2017, de janeiro a abril, estes pedidos deram um salto significativo, subindo para 238 os processos (sendo 68 em janeiro, 50 em fevereiro, 65 em março e 55 em abril)".

(atualizada às 18h)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade